Autor |
Fontes, Mariana da Silva; Unglaub, Tânia Regina da Rocha; Sell, Fabíola Sucupira Ferreira; Souza, Sandra Corrêa Maria de; Souza, Ana Christina Dias de; Guerreiro, Pedro Luís; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/6714135329149340; http://lattes.cnpq.br/6918685083135065; http://lattes.cnpq.br/3893231974908532; http://lattes.cnpq.br/0156008808960890; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Alfabetizando na história, lendo vestígios e narrando memórias da E.E.B. Jerônimo Coelho; |
Resumo |
O presente trabalho visa apresentar algumas experiências do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), praticado nos Anos Iniciais da Educação Básica da E.E.B. Jerônimo Coelho na cidade de Laguna/SC. A atuação do PIBID nessa escola faz parte do subprojeto “Alfabetização e Letramento” do curso de Pedagogia a distância do CEAD/UDESC. A E.E.B.
Jerônimo Coelho é uma instituição da Rede Estadual de Ensino, que representa um patrimônio histórico e cultural do município ao longo de seus 103 anos de história, destacando-se por ser um dos sete primeiros Grupos Escolares do Estado de Santa Catarina. Por tratar-se de uma instituição que faz parte da historiografia catarinense as atividades pedagógicas de leitura e letramento entrelaçaram-se com Programa de Extensão “Ecos de Memória da Cultura Escolar por Múltiplas Linguagens”. Essa escola preserva vestígios que contribuem com a narração de memórias da História da Educação. (UNGLAUB; CUBAS, 2011).; |
Palavras-chave |
Linguagens; Cultura escolar; Educação; |
Tipo |
Resumo de evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8099; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |