Abstract:
O presente trabalho visa apresentar algumas experiências do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), praticado nos Anos Iniciais da Educação Básica da E.E.B. Jerônimo Coelho na cidade de Laguna/SC. A atuação do PIBID nessa escola faz parte do subprojeto “Alfabetização e Letramento” do curso de Pedagogia a distância do CEAD/UDESC. A E.E.B.
Jerônimo Coelho é uma instituição da Rede Estadual de Ensino, que representa um patrimônio histórico e cultural do município ao longo de seus 103 anos de história, destacando-se por ser um dos sete primeiros Grupos Escolares do Estado de Santa Catarina. Por tratar-se de uma instituição que faz parte da historiografia catarinense as atividades pedagógicas de leitura e letramento entrelaçaram-se com Programa de Extensão “Ecos de Memória da Cultura Escolar por Múltiplas Linguagens”. Essa escola preserva vestígios que contribuem com a narração de memórias da História da Educação. (UNGLAUB; CUBAS, 2011).