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O ensino de Ciências para surdos no município de Palmas/PR: reflexões e contribuições

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Autor Pedroso, Adriana Boese; Andriola, Verginia Mello Perin;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8613936468570059;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Idioma pt_BR;
Título O ensino de Ciências para surdos no município de Palmas/PR: reflexões e contribuições;
Resumo A linguagem de sinais se utiliza de meio visual e espacial para a comunicação e, tal como a língua verbal oral, vem sendo um eficiente meio de comunicação, usualmente utilizado para estabelecer relações com/entre indivíduos surdos. A língua de sinais é uma língua viso-gestual, necessitando da espacialidade para ser produzida e percebida. No Brasil ela é chamada de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Levando em conta que o aluno surdo cria sua identidade a partir do convívio com seus grupos sociais, normalmente seus familiares e amigos, Finau (2004), enfatiza que quanto mais cedo o aluno surdo entra em contato com esta comunidade, antes ele será capaz de construir e afirmar sua identidade própria.;
Palavras-chave Dificuldades; Ensino; Inclusão; LIBRAS;
Tipo Resumo de evento;
Data de defesa 2017-12-13;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8096;
Titulo do Evento II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


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