Autor |
Souza, Rosane Aparecida Ribeiro dos Santos; Correa, Jessica Maiara; Jorge, Juliana Gracielle Borgonovo; Correa, Stefany Karine; Vieira, Tatyane Aben Athar; Corrêa, Renata C. Piacesi; Romais, Cristiano; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/0656493306100438; http://lattes.cnpq.br/4553516505738553; http://lattes.cnpq.br/6704351712950666; http://lattes.cnpq.br/7193930520937464; http://lattes.cnpq.br/2468857095215642; http://lattes.cnpq.br/0513198547393118; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
(Re)Conhecendo Itajaí; |
Resumo |
Preservar a memória da nossa cidade e seu patrimônio histórico e cultural é uma das formas de valorizar a nossa origem e/ou o lugar que escolhemos para viver uma vez que esse espaço contribui muito para o desenvolvimento do ser humano, tanto social quanto emocional. Na escola é possível desempenhar um papel fundamental, o de estabelecer relações entre a história dos próprios alunos e de sua cidade criando sentimentos de “pertença” ao local e fazendo com que se reconheçam como membros desse contexto e participantes da construção dessa história. Conforme Vygotsky, o aprendizado humano não consiste no conhecimento histórico construído culturalmente pela sociedade, e sim no movimento dialético entre aprendizado e desenvolvimento.; |
Palavras-chave |
Patrimônio histórico e cultural; Ensino fundamental; Aprendizagem significativa; |
Tipo |
Trabalho apresentado em evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8018; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |