Autor |
Rocha, Lísias de Freitas Ribas da; Pereira, Josefa Lídia da Costa; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/9712089123936206; http://lattes.cnpq.br/0621869920121540; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A importância do ambiente escolar no processo de socialização de uma aluna com deficiência intelectual nos anos finais do Ensino Médio; |
Resumo |
Assim como em qualquer profissão, do Educador Especial são também exigidos resultados quanto à aprendizagem dos seus alunos. Mas, o que pensar quando o resultado não é o esperado em termos de aprendizagem dos conteúdos escolares? Será que somente os conteúdos são relevantes nesse processo? O que mais deve ser levado em consideração no processo de inclusão escolar de um aluno?
O processo de inclusão garante a escolarização aos alunos público alvo da Educação Especial, porém alguns alunos com deficiência intelectual possuem um comprometimento cognitivo mais severo que muitas vezes dificulta a sua compreensão dos conteúdos escolares prejudicando a sua aprendizagem. Sua aprendizagem não pode ser apenas avaliada em conteúdos escolares, matemática, português, ciências... Esses alunos acabam aprendendo e desenvolvendo muito mais conhecimentos e experiências para a sua vida que imaginamos.; |
Palavras-chave |
Escolarização; Deficiência intelectual; Socialização; |
Tipo |
Trabalho apresentado em evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7910; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |