Autor |
Cremonez, Roberta Elza Alves; Marotto, Silvia Regina; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/6388009814997381; http://lattes.cnpq.br/3524556930943406; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Jogos lúdicos como ferramentas didáticas para o ensino de filosofia: uma experiência filosófica no ensino médio; |
Resumo |
Através do contato diário com os alunos, percebe-se uma dificuldade em se ensinar filosofia: é uma matéria que envolve muita leitura e reflexão, e justamente por isso não chama a atenção da maioria dos alunos e não os estimula. Considerando que “muitos programas de filosofia acabam reunindo uma diversidade de textos, cuja abordagem, não obstante a melhor dedicação do professor, só pode ser algo superficial, quase sempre aborrecido para o estudante, frustrante para o professor e questionável do ponto de vista pedagógico, quanto a seus resultados educacionais” (CARMINATI, 1997, p. 160), foi proposta a inserção de jogos didáticos e lúdicos, criados com a ajuda dos próprios alunos, nas salas de aulas.; |
Palavras-chave |
Ensino; Filosofia; Didática; Lúdico; |
Tipo |
Resumo de evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7850; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |