RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Lugar de brincar é lugar de aprender: transformando espaços de interações e brincadeiras no C.E.I.

Mostrar registro simples

Autor Vanzuita, Simone; Carvalho, Roberta Pimenta Vieira de; Santos, Elaine Regiane Cordeiro dos; Pinheiro, Marilene Jacobsen;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5719906897601053; http://lattes.cnpq.br/3427672553822107;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Idioma pt_BR;
Título Lugar de brincar é lugar de aprender: transformando espaços de interações e brincadeiras no C.E.I.;
Resumo Como professora do Grupo de pré e Supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) – UNIVALI, organizei um projeto de trabalho com/para as crianças e as licenciandas do Programa, com ações que foram desenvolvidas no decorrer do primeiro semestre de 2017, envolvendo estratégias para o desenvolvimento dos objetivos propostos para aprendizagem dos saberes docentes. O projeto Lugar de Brincar é Lugar de Aprender: Transformando Espaços de Interações e Brincadeiras no C.E.I. objetivou a revitalização de espaços externos e contemplou observação da realidade, planejamento de projetos, registro e socialização das ações em um ciclo contínuo e a cada um destes momentos, o desenvolvimento de ações encadeadas, num movimento translúcido e inseparável visando a docência e o desenvolvimento infantil. O foco foi a reorganização do espaço da casinha e de brincadeiras no parque da escola, quando as licenciandas estudaram, planejaram e reelaboraram este local. Os resultados indicaram que as licenciandas puderam construir/organizar/reestruturar espaços de vivências e principalmente de brincadeiras no Centro de Educação Infantil considerando as escolhas das crianças dentro das possibilidades de transformação e aproveitamento destes “lugares, ambientes e espaços”, tornando o brincar mais prazeroso e com relações de aprendizagem mais efetivas.;
Palavras-chave PIBID; Educação infantil; Docência; Revitalização de espaços;
Tipo Trabalho apresentado em evento;
Data de defesa 2017-12-13;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7753;
Titulo do Evento II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística