Resumo:
Como professora do Grupo de pré e Supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) – UNIVALI, organizei um projeto de trabalho com/para as crianças e as licenciandas do Programa, com ações que foram desenvolvidas no decorrer do primeiro semestre de 2017, envolvendo estratégias para o desenvolvimento dos objetivos propostos para aprendizagem dos saberes docentes. O projeto Lugar de Brincar é Lugar de Aprender: Transformando Espaços de Interações e Brincadeiras no C.E.I. objetivou a revitalização de espaços externos e contemplou observação da realidade, planejamento de projetos, registro e socialização das ações em um ciclo contínuo e a cada um destes momentos, o desenvolvimento de ações encadeadas, num movimento translúcido e inseparável visando a docência e o desenvolvimento infantil. O foco foi a reorganização do espaço da casinha e de brincadeiras no parque da escola, quando as licenciandas estudaram, planejaram e reelaboraram este local. Os resultados indicaram que as licenciandas puderam construir/organizar/reestruturar espaços de vivências e principalmente de brincadeiras no Centro de Educação Infantil considerando as escolhas das crianças dentro das possibilidades de transformação e aproveitamento destes “lugares, ambientes e espaços”, tornando o brincar mais prazeroso e com relações de aprendizagem mais efetivas.