RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Estratégias para expansão dos negócios internacionais da empresa NEW 2.0

Mostrar registro simples

Autor Maciel, Geovani Quevedo;
Orientador Machado, Marcelo André;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1254781114268208;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Estratégias para expansão dos negócios internacionais da empresa NEW 2.0;
Resumo O presente estudo teve como objetivo analisar quais são as estratégias mais adequadas ao processo de expansão dos negócios internacionais da Empresa NEW 2.0, que corresponde a uma empresa de médio porte e de capital totalmente nacional atuante no segmento eletroeletrônico. O estudo de caso foi desenvolvido a partir de amplo levantamento bibliográfico sobre o tema, análises de casos de empresas nacionais que lograram êxito no processo de expansão internacional, avaliação de informações relativas ao comércio internacional obtidas internamente com a administração da empresa, análise de informações globais relacionadas ao produto interno bruto das nações, incluindo a contribuição do segmento industrial (PIB industrial) e entrevistas efetuadas com executivos-chave da organização. Ao longo do desenvolvimento deste estudo de caso, foi possível verificar a complexidade e extensão do tema, tendo como principais resultados a indicação de países potenciais que poderão sediar futuras unidades da empresa, a validação dos modelos de internacionalização mais adequados às características da organização, ou seja, a exportação e o investimento direto no exterior, bem como a indicação de oportunidades de melhoria no processo atual de internacionalização que poderão ser incorporadas ao plano estratégico da empresa.;
Abstract The present study aimed to analyze which strategies are most appropriate to the process of expanding the international businesses of NEW 2.0, a medium-sized company with fully national capital operating in the electro-electronics segment. The case study was developed based on a large bibliographical survey on the subject, analyses of cases of national companies that were successful in their processes of international expansion, evaluation of international trade information obtained from the company administration, analysis of global information related to national gross domestic product numbers, including the contribution of the industrial sector (industrial GDP) and interviews with key executives of the organization. Throughout the development of this case study, it was possible to verify the complexity and extension of this topic. The main results include the indication of potential countries which could host future units of the company, validation of the internationalization models considered most appropriate to the characteristics of the organization, namely export and direct investment abroad, as well as the indication of opportunities for improvement in the current internationalization process, which can be incorporated into the company's strategic plan.;
Palavras-chave Internacionalização de empresas; Estratégias empresariais para internacionalização; Modelos de entrada em mercados globais; Plano de expansão internacional; Internationalization of companies; Business strategies for internationalization; Models of entry into global markets; International expansion plan;
Tipo TCC;
Data de defesa 2018-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7739;
Nivel MBA;
Curso Gestão Estratégica de Negócios;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística