Autor |
Oliveira, Jessie Floriano de; Vianna, Veronica Marques; Rocha, Patrícia Neves da; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/9743786363873659; http://lattes.cnpq.br/8658784219041555; http://lattes.cnpq.br/1392489172935801; |
Orientador |
Wildt, Ana Paula Alba; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0705322454271880; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Luzes, câmera, (form)ação! do letramento fílmico ao letramento profissional: Teacherflix PIBID como espaço de construção da identidade docente; |
Resumo |
Este trabalho tem por objetivos apresentar e discutir o Projeto de Extensão TEACHERFLIX PIBID: Cinema & Identidade Docente como espaço de letramento profissional no contexto do Subprojeto Letras - Português/Inglês do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Para tanto, buscaremos ancoragens teórico-metodológicas nas interfaces da Pesquisa Narrativa, dos (Novos) Estudos do Letramento e dos Estudos Culturais. Conclui-se que o Projeto de Extensão TEACHERFLIX PIBID: Cinema & Identidade Docente vem atuando como resistência ao modelo de racionalidade técnica ainda presente nos cursos de formação de professores, ao possibilitar que os licenciandos em língua inglesa reflitam, mediante narrativas orais e escritas, sobre as representações fílmicas dos modos de ser docente e discente a partir de suas experiências, com vistas à qualificação de suas intervenções pedagógicas na escola pública.; |
Palavras-chave |
PIBID; Cinema; Letramentos; Identidade; Docente; |
Tipo |
Trabalho apresentado em evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7711; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |