Autor |
Gutierres, Franciele Aparecida; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/5208187440418055; |
Orientador |
Lora, Priscila Schimidt; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2050856614268775; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Saúde; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Construção e validação de um material didático instrucional de um programa de educação permanente para enfermeiros assistenciais de terapia intensiva adulto; |
Resumo |
Por se tratar de um ambiente complexo e especializado no cuidado de pacientes criticamente enfermos, a terapia intensiva tem a sua disposição uma variedade de recursos tecnológicos avançados. Para manuseio destes insumos, é necessário um profissional que apresente tanto conhecimentos técnicos quanto científicos, de acordo com a expertise desta área. No entanto, a formação generalista das graduações, nem sempre fornece subsídios suficientes para isso. A aplicação de metodologias ativas para facilitar e promover a capacitação destes enfermeiros especializados é uma preocupação atual, visto que estas buscam transformar o estudante em parte atuante no processo educacional. Educar “no” e “para o” trabalho é a proposta da educação permanente em saúde, levando o indivíduo a problematizar ações cotidianas. Construir, desenvolver e validar um material didático e instrucional para a aplicação de um Programa de Educação Permanente para Enfermeiros de Terapia Intensiva Adulto. Estudo metodológico desenvolvido pela aplicação do método Delphi (relevância) e IVC (índice de validação de conteúdo) para verificação de sua validade e confiabilidade. O conteúdo programático foi avaliado por juízes experts especialistas (Lato sensu) com cinco anos ou mais de atuação na área de terapia intensiva. O produto gerado por este estudo foi um material didático e instrucional para a aplicação de um Programa de Educação Permanente para Enfermeiros de Terapia Intensiva Adulto (guia de orientação) apresentou um IVC total de 0,99 (âmbito nacional e local), sendo este um valor acima do desejado para validação de profissionais-juízes. Conclui-se, portanto, que a presente pesquisa resultou no desenvolvimento de uma nova técnica pedagógica, apresentado em formato de guia de orientação (material didático instrucional) para aplicação de um Programa de Educação Permanente para Enfermeiros Assistenciais de Terapia Intensiva Adulto, atendendo ao objetivo principal a que se propunha. O material produzido trabalha aliado a nova tendência educacional em saúde que está sendo refletida nas Diretrizes Curriculares Nacionais, alia o fazer e o saber de forma participativa e com protagonismo no processo de ensino-aprendizagem. Pode ser aplicado tanto a novos colaboradores, a fim de promover o alinhamento dos conhecimentos, quanto a critério de atualização de profissionais com longo curso de trabalho em instituições de saúde. Contribui para a área de Enfermagem por se tratar de um instrumento que alia ensino, pesquisa e cuidado centrado no paciente, visto que traz uma visão holística das atribuições do Enfermeiro especialista. E como contribuições para área da saúde a aplicação deste programa através do uso de situações-problema leva em conta a individualidade de cada caso, por isso centra o paciente no desenvolvimento de suas ações aliando a pesquisa para a busca de evidências científicas sobre as melhores práticas assistenciais. Do mesmo modo, permite o incremento das competências perquiridas ao enfermeiro de Terapia Intensiva transformando e redesenhando a realidade de seu ambiente de trabalho.; |
Abstract |
Because it is a complex and specialized environment for the care of critically ill patients, intensive therapy has at its disposal a variety of advanced technological resources. To handle these inputs, it is necessary a professional that presents both technical and scientific knowledge, according to the expertise of this area. However, the general training of graduations does not always provide sufficient subsidies for this. The application of active methodologies to facilitate and promote the qualification of these specialized nurses is a current concern, since these seek to transform the student into an active part in the educational process. Educating "at the" and "for" work is the proposal of permanent education in health, leading the individual to problematize everyday actions. To construct, develop and validate a didactic and instructional material for the application of a Permanent Education Program for Adult Intensive Care Nurses. A methodological study developed by the application of the Delphi (relevance) method and IVC (content validation index) to verify its validity and reliability. The program content was evaluated by expert judges (Lato sensu) with five years or more of work in the intensive care area. The product generated by this study (guideline) presented a total IVC of 0.99 (national and local scope), which is a value above that desired for validation of professional judges. It was concluded that the present research resulted in the development of a didactic-pedagogical tool, presented in guidance format format (product) for the application of a Permanent Education Program for Adult Intensive Care Nurses, which was proposed. It is suggested that this Permanent Intensive Care Education Program be evaluated for its practical applicability in subsequent research, in order to serve as a basis for specialization processes, seeking to expand the professional preparation of the intensive care nurse.; |
Palavras-chave |
Educação continuada; Tecnologia educacional; Enfermagem; Cuidados críticos; Material didático e instrucional; Continuing education; Educational technology; Nursing; Critical care; Instructional and instructional materials; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências da Saúde::Enfermagem; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2018-10-20; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7467; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; |