Resumen:
Por se tratar de um ambiente complexo e especializado no cuidado de pacientes criticamente enfermos, a terapia intensiva tem a sua disposição uma variedade de recursos tecnológicos avançados. Para manuseio destes insumos, é necessário um profissional que apresente tanto conhecimentos técnicos quanto científicos, de acordo com a expertise desta área. No entanto, a formação generalista das graduações, nem sempre fornece subsídios suficientes para isso. A aplicação de metodologias ativas para facilitar e promover a capacitação destes enfermeiros especializados é uma preocupação atual, visto que estas buscam transformar o estudante em parte atuante no processo educacional. Educar “no” e “para o” trabalho é a proposta da educação permanente em saúde, levando o indivíduo a problematizar ações cotidianas. Construir, desenvolver e validar um material didático e instrucional para a aplicação de um Programa de Educação Permanente para Enfermeiros de Terapia Intensiva Adulto. Estudo metodológico desenvolvido pela aplicação do método Delphi (relevância) e IVC (índice de validação de conteúdo) para verificação de sua validade e confiabilidade. O conteúdo programático foi avaliado por juízes experts especialistas (Lato sensu) com cinco anos ou mais de atuação na área de terapia intensiva. O produto gerado por este estudo foi um material didático e instrucional para a aplicação de um Programa de Educação Permanente para Enfermeiros de Terapia Intensiva Adulto (guia de orientação) apresentou um IVC total de 0,99 (âmbito nacional e local), sendo este um valor acima do desejado para validação de profissionais-juízes. Conclui-se, portanto, que a presente pesquisa resultou no desenvolvimento de uma nova técnica pedagógica, apresentado em formato de guia de orientação (material didático instrucional) para aplicação de um Programa de Educação Permanente para Enfermeiros Assistenciais de Terapia Intensiva Adulto, atendendo ao objetivo principal a que se propunha. O material produzido trabalha aliado a nova tendência educacional em saúde que está sendo refletida nas Diretrizes Curriculares Nacionais, alia o fazer e o saber de forma participativa e com protagonismo no processo de ensino-aprendizagem. Pode ser aplicado tanto a novos colaboradores, a fim de promover o alinhamento dos conhecimentos, quanto a critério de atualização de profissionais com longo curso de trabalho em instituições de saúde. Contribui para a área de Enfermagem por se tratar de um instrumento que alia ensino, pesquisa e cuidado centrado no paciente, visto que traz uma visão holística das atribuições do Enfermeiro especialista. E como contribuições para área da saúde a aplicação deste programa através do uso de situações-problema leva em conta a individualidade de cada caso, por isso centra o paciente no desenvolvimento de suas ações aliando a pesquisa para a busca de evidências científicas sobre as melhores práticas assistenciais. Do mesmo modo, permite o incremento das competências perquiridas ao enfermeiro de Terapia Intensiva transformando e redesenhando a realidade de seu ambiente de trabalho.