RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

“Brasil, mostra a tua cara”: valores identitários na cultura pop de Rolling Stone

Mostrar registro simples

Autor Rossa, Letícia Franciele;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5087071952077901;
Orientador Henn, Ronaldo César;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5890836961761762;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título “Brasil, mostra a tua cara”: valores identitários na cultura pop de Rolling Stone;
Resumo A cultura pop e seus produtos midiáticos provocam sensações e inferências sobre o mundo comum. As celebridades se encaixam neste cenário a partir do momento em que aparecem em performances – e, assim, passam a afetar os sentidos da sociedade. No Brasil, a revista Rolling Stone apresenta a cada mês estes artistas da cultura pop e suas produções – por meio de notícias, listas, entrevistas e colunas opinativas. O espaço de maior evidência destas publicações são suas capas, que mensalmente trazem uma celebridade nacional ou estrangeira, em forma de perfil, para incorporar uma temática nas páginas da revista. Para compreender quais são os valores identitários relativos ao Brasil traçados a partir destes perfis, foram selecionados 12 textos com o protagonismo de celebridades brasileiras – todos aqueles que são capa de Rolling Stone Brasil entre janeiro de 2012 e dezembro de 2015. Para viabilizar esta pesquisa, um estudo cartográfico foi desenvolvido a fim de concretizar a investigação. Após a pesquisa teórica e empírica, se averiguou que cada perfil publicado em Rolling Stone Brasil contribui para a construção de valores identitários relativos à respectiva celebridade entrevistada: a mulher, a atriz, o esportista, o cantor, o negro, e o homossexual. Ou seja, os valores de identidades publicados no conteúdo da revista repercutem na sociedade a partir do momento em que são veiculados.;
Abstract The pop culture and the media products cause sensations and inferences about the common world. Celebrities fit into this scenario from the moment they appear in performances - and then begin to affect the senses of the society. In Brazil, Rolling Stone presents each month these pop culture artists and their productions - through news, lists, interviews and opinion columns. The most evident space of these publications are their covers, which monthly bring a national or foreign celebrity, in profile format, to incorporate a theme in the pages of the magazine. To understand which are the identity values related to Brazil made from these profiles, 12 texts were selected with the protagonism of Brazilian celebrities - all those who are the cover of Rolling Stone Brazil between January 2012 and December 2015. To do this research, a cartographic study was developed in order to materialize this research. After the theoretical and empirical research, it was verified that each profile published in Rolling Stone Brazil contributes to the construction of identity values related to the celebrity interviewed: the woman, the actress, the sportsman, the singer, the black man, and the homosexual. In other words, the values of identities published in the content of the magazine have repercussions in society from the moment they are transmitted.;
Palavras-chave Cultura pop; Celebridades; Valores identitários; Rolling Stone Brasil; Pop culture; Celebrities; Identity values; Rolling Stone Brasil;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2018-04-05;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7291;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística