Resumo:
A cultura pop e seus produtos midiáticos provocam sensações e inferências sobre o mundo comum. As celebridades se encaixam neste cenário a partir do momento em que aparecem em performances – e, assim, passam a afetar os sentidos da sociedade. No Brasil, a revista Rolling Stone apresenta a cada mês estes artistas da cultura pop e suas produções – por meio de notícias, listas, entrevistas e colunas opinativas. O espaço de maior evidência destas publicações são suas capas, que mensalmente trazem uma celebridade nacional ou estrangeira, em forma de perfil, para incorporar uma temática nas páginas da revista. Para compreender quais são os valores identitários relativos ao Brasil traçados a partir destes perfis, foram selecionados 12 textos com o protagonismo de celebridades brasileiras – todos aqueles que são capa de Rolling Stone Brasil entre janeiro de 2012 e dezembro de 2015. Para viabilizar esta pesquisa, um estudo cartográfico foi desenvolvido a fim de concretizar a investigação. Após a pesquisa teórica e empírica, se averiguou que cada perfil publicado em Rolling Stone Brasil contribui para a construção de valores identitários relativos à respectiva celebridade entrevistada: a mulher, a atriz, o esportista, o cantor, o negro, e o homossexual. Ou seja, os valores de identidades publicados no conteúdo da revista repercutem na sociedade a partir do momento em que são veiculados.