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Do físico ao digital: um olhar sobre a mudança dos hábitos de consumo de produtos e serviços financeiros com a entrada das instituições financeiras digitais no mercado nacional

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Autor Pandolfo, Thiago Nery;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6886423621430133;
Orientador Fonseca, Marcelo Jacques;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9456408287543544;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Do físico ao digital: um olhar sobre a mudança dos hábitos de consumo de produtos e serviços financeiros com a entrada das instituições financeiras digitais no mercado nacional;
Resumo Nos últimos anos, o mercado financeiro nacional vem observando a entrada de instituições financeiras digitais. Este movimento tem provocado uma mudança nos hábitos de consumo de produtos financeiros. As fintechs e os bancos digitais vêm entrando no mercado oferecendo produtos e serviços com alta tecnologia embarcada. O presente trabalho busca trazer uma visão sobre estas mudanças, sustentado na teoria do arranjo desenvolvida por Deleuze e Gattari e explorada por outros pesquisadores como Manuel Delanda, Jon Roffe e Bernardo Figueiredo. De caráter qualitativo exploratório, o estudo entrevistou oito consumidores que possuem uma utilização constante de produtos e serviços digitais. Os resultados destas pesquisas apresentam quais são os elementos que compõem este ambiente complexo e de que forma elementos externos vêm auxiliando seu processo de transformação. Sob a perspectiva acadêmica, o presente trabalho tem por objetivo ampliar as discussões a respeito da teoria do arranjo, demonstrando de que forma ela pode ser aplicada para analisar mudanças nas práticas de consumo. No olhar da empresa, ele fornece informações importantes sobre este processo de transformação dos hábitos de consumo no mercado financeiro, auxiliando as organizações nas tomadas de decisão estratégicas sobre este mercado.;
Abstract Recently the national financial market has been watching the entry of digital financial institutions. This movement has caused a change in the habits of consumption of financial products. Fintech and digital banks are entering on the market offering products and services with high technology embedded. The present work seeks to bring a vision of these changes sustained in the assemblage theory, developed by Deleuze and Gattari and explored by other researchers like Manuel Delanda, Jon Roffe and Bernardo Figueiredo. With an exploratory qualitative research, the study interviewed 8 consumers who have a constant use of digital products and services. The results of these researches present what are the elements that make up this complex environment and how external elements have aided its transformation process. From the academic point of view, this paper aims to broaden the discussions about the theory of the arrangement, demonstrating how it can be applied to analyze changes in consumption practices. In the company's view, it provides important information about this process of transforming consumption habits in the financial market, helping organizations to make strategic decisions about this market.;
Palavras-chave Fintech; Mercado financeiro; Teoria do arranjo; Marketing; Hábitos de consumo; Fintech; Financial market; Assemblage theory; Marketing; Consumption habits;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2018-04-26;
Agência de fomento SICREDI - Banco Cooperativo SICREDI S A;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7146;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


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