Mostrar registro simples

Autor Maschke, Guilherme Malo;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2301952172923505;
Orientador Fischer, Gustavo Daudt;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6063859084730300;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Imagens extremas no cinema underground;
Resumo O tema dessa dissertação é a imagem extrema no cinema underground. Todavia, não trataremos do underground como um todo e delimitamos nosso corpus aos filmes: War Is Menstrual Envy (1992); A Bitter Message of Hopeless Grief (1988); Dead Man II: Return of the Dead Man (1994); The Loneliest Little Boy in the World (2000) e Extase de Chair Brisée (2005). Entendemos que nosso problema pode ser sintetizado na pergunta: como o extremo está presente no cinema underground? Buscando responder esta questão e apontar quais os elementos dessa imagem extrema duram nesses objetos, articulamos nossa proposta metodológica em três eixos: a escavação de Jusi Parikka (2012), para encontrar os objetos e informações sobre os mesmos; o método intuitivo de Bergson (2006) visando delimitar os virtuais e atuais da pesquisa; e a cartografia como proposto por Suzana Kilpp (2015) e Massimo Canevacci (1997), formando duas constelações onde são analisados os aspectos audiovisuais dos nossos objetos. Para nos aprofundarmos teoricamente no que propomos como imagens extremas nos aproximamos do trabalho do teórico francês Georges Bataille (1929) assim como de autores comentadores como Georges Didi-Huberman (2015), Benjamin Noys (2000) e Eliane Robert Moraes (2002). Ligados ao audiovisual e ao cinema nossa base teórica parte da concepção do audiovisual enquanto uma experiência corpórea e visceral como apresentado por Jusi Parikka (2012), Thomas Elsaesser (2010), Laura Wilson (2015) e Jack Sargeant (2015). Em nossas considerações finais apontamos para a constituição dessa imagem extrema nas potências virtuais da desfiguração e do animalesco, constituindo cada um em sua particularidade, uma imagem extrema tanto no aspecto visual como sonoro.;
Abstract The theme of this thesis is the extreme image in underground cinema. However, we shall not deal with the underground as a whole, for we are delimiting our corpus to the following movies: War Is Menstrual Envy (1992); A Bitter Message of Hopeless Grief (1988); Dead Man II: Return of the Dead Man (1994); The Loneliest Little Boy in the World (2000), and Extase de Chair Brisée (2005). We understand that our problem may be summarized with this question: how is the extreme present in underground cinema? Looking for an answer for this question, and pointing to which elements of this extreme image are lasting in these objects, we articulate our methodological proposal in three axes: escavation, as in Jusi Parikka (2012), to find the objects and information about them; Henri Bergson's (2006) intuitive method, seeking to outline the virtual and actual of the research; cartography as proposed by Suzana Kilpp (2015), and Massimo Canevacci (1997), forming two constellations where they the audiovisual aspects of our objects are analyzed. As a way to plunge theoretically in what we propose as extreme images, we approach the work of French theoretician, Georges Bataille (1929), and also of commentator authors such as Georges Didi-Huberman (2015), Benjamin Noys (2000), and Eliane Robert Moraes (2002). Our theoretical basis connected to audiovisual and cinema starts with the conception of audiovisual as a corporeal and visceral experience, as presented by Jusi Parikka (2012), Thomas Elsaesser (2010), Laura Wilson (2015), and Jack Sargeant (2015). For our final considerations, we are pointing towards a constitution of such extreme images in virtual disfiguration and beastlike potentials, which constitute, each one with its own particularities, an extreme image both in visual and audible aspects.;
Palavras-chave Comunicação; Audiovisual; Georges Bataille; Cinema underground; Estética; Imagem; Communication; Audiovisual; Georges Bataille; Underground cinema; Aesthetics; Image;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2018-04-13;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7140;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística