Autor |
Locatelli, Fernanda Elisa; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/3308764892035846; |
Orientador |
Ferreira, Jairo Getulio; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/8243334414084240; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
O avatar que se faz nas interações: continuidades e defasagens nas percepções, afetações e ações dos atores e instituições em rede; |
Resumo |
Abordamos o meio filme Avatar enquanto interações que mobilizam processos midiáticos. Esse é inserido em um contexto complexo, de midiatização, através da circulação (VERÓN, 2001), vista como interação entre atores, meios e instituições (1997) que se norteiam por lógicas de produção e reconhecimento que acionam discursos (2005). Compreende-se esses discursos como ações, que são objetivadas pelos atores e instituições em rede, a partir de suas percepções e afetações (DELEUZE, 1983) e que se relacionam com outros discursos prévios. Dessa forma, toda ação discursiva pressupõe operações anteriores, à montante, e reconhecimentos almejados, à jusante, formando um fluxo contínuo, sempre adiante (BRAGA, 2012). Nesse sentido, nosso objetivo é perceber lógicas que demonstram continuidades e defasagens em relação aos discursos produzidos por atores e instituições em rede, considerando as incertezas e indeterminações (FERREIRA, 2016a) presentes nas interdiscursividades. Para isso, partimos da constituição de um caso de investigação através do método de Ferreira (2012; 2016b; 2018) que delimita um percurso composto por inferências preliminares, dedutivas e indutivas, com incursão no campo de pesquisa e elaboração de um aporte teórico-metodológico pertinente. Nosso objeto empírico é o filme Avatar enquanto meio e discurso imerso em processualidades interacionais observáveis. Para análise dessas processualidades, elaboramos, através de relações cruzadas entre a abordagem de Deleuze e Verón, uma matriz de aplicação lógica a qual chamamos de matriz PAA (percepção, afecção, ação). Fizemos sua operacionalização na análise das ações discursivas, observando as interconexões entre produção, meio e recepção. Esse movimento nos permitiu perceber que os discursos, enquanto continuidades e defasagens, se apresentam como formação de agrupamentos por similaridade e pertencimento. Onde cada alteração de significação promove também um deslocamento de grupo de pertencimento, mas nunca isolamento discursivo. Ou seja, toda ação discursiva que permite a aproximação com um grupo, consequentemente, promove o afastamento com outro(s). E, frente ao movimento constante de percepções e afetações que geram novas ações, os agrupamentos vão se deslocando, demonstrando (res)significações em relação a um discurso de referência.; |
Abstract |
We approach the film Avatar as interactions that mobilize mediatic processes. It is inserted in a complex context of mediatization through circulation (VERÓN, 2001), seen as interaction between actors, media and institutions (1997) that are guided by production and recognition logics that trigger discourses (2005). These discourses are understood as actions, which are objectified by the network actors and institutions, based on their perceptions and affections (Deleuze, 1983) discourses and which are related to other previous discourses. In this way, all discursive action presupposes previous operations, upstream, and desired recognitions, downstream, forming a continuous flow, always ahead (BRAGA, 2012). In this sense, our objective is to perceive logics that demonstrate continuities and lags in relation to the discourses produced by network actors and institutions, considering the uncertainties and indeterminations (FERREIRA, 2016a) present in interdiscursivities. In order to do this, we start with the constitution of a case of investigation through the method of Ferreira (2012, 2016b, 2018) that delimits a course composed of preliminary, deductive and inductive inferences, with incursion into the research field and elaboration of a theoretical- methodological approach. Our empirical object is the Avatar movie as a medium and discourse immersed in observed interactional processes processualities. For the analysis of these processes, we elaborate, through cross-relations between the Deleuze and Verón approaches, a logical application matrix which we call the PAA matrix (perception, affection, action). We made its operationalization in the analysis of the discursive actions, observing the interconnections between production, media and reception. This movement allowed us to perceive that the discourses, as continuities and lags, present themselves as forming groupings by similarity and belonging. Where each change of meaning also implies a change of belonging group but never discursive isolation. That is, any discursive action that allows the approach with one group, consequently, promotes the distance with another (s). And, in the face of the constant movement of perceptions and affectations that generate new actions the groupings are moving, demonstrating new meanings in relation to a discourse of reference.; |
Palavras-chave |
Circulação; Interações discursivas; Continuidades; Defasagens; Meio-filme; Atores em rede; Circulation; Discursive interactions; Continuities; Lags; Film; Network actors; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2018-04-02; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7130; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação; |