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O estabelecimento da orientação empreendedora no ambiente acadêmico : transformações institucionais em universidades no Brasil e na Suécia

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Autor Dal-Soto, Fábio;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4301380431570827;
Orientador Souza, Yeda Swirski de;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2454662413132139;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título O estabelecimento da orientação empreendedora no ambiente acadêmico : transformações institucionais em universidades no Brasil e na Suécia;
Resumo O tema da orientação empreendedora tem encontrado amplo abrigo na literatura inerente aos campos de estratégia e empreendedorismo. Neste estudo, assume-se a orientação empreendedora como conceito corolário do campo da estratégia, especialmente da vertente calcada na adaptação organizacional ou intencionalidade gerencial. No que tange ao campo empírico, as universidades constituem-se em um contexto relevante e pouco explorado para o estudo da ação estratégica, tendo em vista a dinâmica ambiental que constantemente as desafia, devido à necessidade de maior aproximação com a sociedade como um todo. A fim de atender as alterações ambientais e de interferir na própria dinâmica ambiental, as universidades têm se movimentado em direção a novos modelos organizacionais, com destaque ao da universidade empreendedora ou inovadora, o qual vem sendo utilizado em diferentes realidades econômicas e sociais. Nesse contexto, esta pesquisa tem o objetivo de analisar o estabelecimento da orientação empreendedora no ambiente acadêmico, baseado em proposições teóricas e nas transformações institucionais realizadas por universidades, no Brasil e na Suécia, em direção a um modelo de universidade empreendedora. Em termos metodológicos, esta pesquisa centra-se em um estudo de casos múltiplos ou comparativos, de natureza qualitativa, baseado em três universidades: duas no Brasil, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e uma na Suécia, a Lund University (LU). Como fonte direta de dados, entrevistas in loco foram realizadas com vários gestores das universidades pesquisadas. Dados secundários também foram coletados por meio de websites e documentos institucionais, livros, artigos, entre outros. Os resultados mostram o papel-chave desempenhado pela gestão estratégica das universidades pesquisadas no estabelecimento da orientação empreendedora, baseado na perspectiva indeterminista do ambiente. Os três casos pesquisados apresentam variadas ações e mecanismos de inovação e empreendedorismo em direção a um modelo de universidade empreendedora, por meio de comportamentos empreendedores recorrentes ao longo do tempo. Os casos estudados também revelam vínculo de origem da terceira missão acadêmica com as atividades de pesquisa e significativo enraizamento no entorno de atuação.;
Abstract The topic of entrepreneurial orientation has found broad support in the literature related to the fields of strategy and entrepreneurship. In this study, entrepreneurial orientation is assumed as a corollary concept of the strategy field, especially of the approach based on organizational adaptation or managerial intentionality. Regarding the empirical field, universities are in a relevant and little-explored context in the study of strategic action, considering the constantly challenging environmental dynamics, due to the need for a closer relationship with the society as a whole. In order to answer the environmental changes and to interfere in their own environmental dynamic, universities have been moving towards new organizational models, especially the entrepreneurial or innovative university, which has been used in different economic and social realities. In this context, this research aims to analyze the establishment of the entrepreneurial orientation in the academic environment, based on theoretical propositions and institutional transformations accomplished by universities in Brazil and Sweden towards an entrepreneurial university model. Methodologically, this research focuses on a multiple or comparative case study, of qualitative nature, and set on three universities: two in Brazil, the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS) and the Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro (PUC-Rio), and one in Sweden, Lund University (LU). As a direct data source, on-site interviews were conducted with several managers from the researched universities. Secondary data were also collected from institutional websites and documents, as well as books, papers, etc. The results show the key role played by the strategic management of the researched universities in establishing an entrepreneurial orientation, based on the indeterministic perspective of the environment. The three cases researched present several actions and mechanisms of innovation and entrepreneurship towards an entrepreneurial university model, through recurrent entrepreneurial behaviors over time. The cases also reveal an origin link of the third academic mission with the research activities and meaningful rooting in the surrounding environment.;
Palavras-chave Orientação empreendedora; Gestão estratégica; Universidade empreendedora; Terceira missão acadêmica; Entrepreneurial orientation; Strategic management; Entrepreneurial university; Third academic mission;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Tese;
Data de defesa 2018-03-23;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7115;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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