Resumo:
Nos últimos anos, o design também passou a ser considerado como uma abordagem de pesquisa acadêmica que se apropria da prática projetual como meio de construção de objetos a fim de alcançar novos conhecimentos – a pesquisa através do design (RtD). Levando e consideração que o processo de desenvolvimento de um trabalho de pesquisa acadêmico passa por uma etapa de identificação e construção do problema a ser investigado, o presente trabalho discute o impacto do desenvolvimento de artefatos críticos na construção de problemas de pesquisa acadêmicos. Artefatos críticos são aqueles criados a partir da prática crítica, uma abordagem de RtD que propõe a reflexão e o debate a partir de estratégias provocativas. Desenvolveu-se um método compreende três workshops, nas quais oito mestrandos exploraram seus próprios problemas de pesquisa através do desenvolvimento de artefatos críticos. Os 25 artefatos criados foram analisados a partir das ferramentas Matriz Crítica e Portfólio Annotations. Grupos focais foram realizados com os designers-pesquisadores e posteriormente analisados com a ferramenta Análise de Conteúdo. A partir dos resultados, concluiu-se que (i) artefatos críticos permitem aos pesquisadores que estes alcancem novas percepções sobre seus próprios temas de pesquisa, a partir de atitudes Exploratórias e Solucionadoras; (ii) o exercício da prática crítica pode ser localizado em três diferentes momentos de uma pesquisa acadêmica, com benefícios variados; (iii) artefatos críticos incorporam conhecimentos sobre as pesquisas que exploram, o que permite que eles funcionem como meios não usuais de popularização de conhecimento acadêmico. Por fim, diretrizes projetuais são propostas visando beneficiar futuros exercícios em contextos semelhantes.