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Análise exploratória dos impactos das decisões de marketing no desempenho de entrega e na flexibilidade da área de operações em uma manufatura de alimentos

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Autor Finger, Marcos Eduardo;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6693111352916874;
Orientador Lacerda, Daniel Pacheco;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6330279254229431;
Co-orientador Camargo, Luis Felipe Riehs;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/0043654511092877;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola Politécnica;
Idioma pt_BR;
Título Análise exploratória dos impactos das decisões de marketing no desempenho de entrega e na flexibilidade da área de operações em uma manufatura de alimentos;
Resumo A melhoria do desempenho das empresas de manufatura tornou-se um desafio constante frente às dificuldades do cenário econômico no Brasil e à competitividade global. Sendo assim, o alinhamento entre a demanda do mercado e os processos e recursos necessários para atendê-la é condição para aumentar a capacidade de competição. Nesse sentido, as áreas de marketing e operações trabalham juntas para tornar essa prática uma realidade. No entanto, pesquisas que exploram as relações objetivas entre essas áreas funcionais em empresas de baixa intensidade tecnológica, como as de manufatura de alimentos, são escassas na literatura. A avaliação das relações das áreas de marketing e operações é importante ferramenta para auxiliar no controle dos conflitos inerentes a essas áreas funcionais e na tomada de decisões dos gestores. Nesse contexto, esta pesquisa analisa os impactos das decisões de marketing sobre o desempenho de entrega e a flexibilidade da área de operações em uma empresa de manufatura de alimentos. Esses impactos foram avaliados longitudinalmente por meio de regressões lineares múltiplas e de redes neurais artificiais em um estudo de caso que compreende os modelos Mercado Interno e Mercado Externo. A análise das decisões de marketing sobre a dimensão entrega quanto ao Mercado Interno ocorreu por meio de uma rede neural artificial. Os resultados demonstram que as decisões de maior impacto sobre essa dimensão da área de operações dizem respeito à classificação Praça dos 4P’s de marketing, seguida das classificações Preço e Produto. Adicionalmente, constata-se que a formação do canal de vendas impacta significativamente o desempenho de entrega. Na análise das decisões de marketing sobre a flexibilidade da área de operações no que diz respeito ao modelo Mercado Externo, o resultado é significativo tanto para a rede neural artificial quanto para a regressão linear múltipla. Os resultados demonstram que as decisões de maior impacto sobre essa dimensão da área de operações estão compreendidas na classificação Produto dos 4P’s de marketing, seguida pelas classificações Praça e Preço.;
Abstract Improving the performance of manufacturing companies has become a constant challenge in the face of the difficulties of the economic scenario in Brazil and global competitiveness. Thus, the alignment between market demand and the processes and resources required to meet it, is a condition for increasing the competition capacity. In that sense, the marketing and operations areas work together to make this practice a reality. However, studies that explore the objective relationships between these functional areas in low-tech companies, such as food manufacturing, are scarce in the literature. The evaluation of the relations of the marketing and operations areas is an important tool to assist in the control of the conflicts inherent to these functional areas and in the decision making of the managers. In this context, this research aims to analyze the impacts of marketing decisions on delivery performance and on the flexibility of the operations area in a food manufacturing company. These impacts were evaluated longitudinally through multiple linear regressions and artificial neural networks in a case study that includes the Internal Market and External Market models. The analysis of the marketing decisions on the delivery dimension regarding the Internal Market occurred through an artificial neural network. The results show that the decisions with the greatest impact on this operations area are related to the Place classification of the 4P's of marketing, followed by the Price and Product classifications. Additionally, it is verified that the formation of the sales channel significantly impacts delivery performance. In the analysis of the marketing decisions on the flexibility of the operations area with respect to the External Market model, the result is significant both for the artificial neural network and for the multiple linear regression. The evidences demonstrate that the decisions with the greatest impact on this operation area are included in the Product classification of the 4P's of marketing, followed by the Place and Price classifications.;
Palavras-chave Operações; Desempenho; Entrega; Flexibilidade; Redes neurais artificiais; Regressão linear múltipla; Operations; Performance; Delivery; Flexibility; Artificial neural networks; Multiple linear regression; Marketing;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2017-08-25;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6696;
Programa Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas;


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