Abstract:
A melhoria do desempenho das empresas de manufatura tornou-se um desafio constante frente às dificuldades do cenário econômico no Brasil e à competitividade global. Sendo assim, o alinhamento entre a demanda do mercado e os processos e recursos necessários para atendê-la é condição para aumentar a capacidade de competição. Nesse sentido, as áreas de marketing e operações trabalham juntas para tornar essa prática uma realidade. No entanto, pesquisas que exploram as relações objetivas entre essas áreas funcionais em empresas de baixa intensidade tecnológica, como as de manufatura de alimentos, são escassas na literatura. A avaliação das relações das áreas de marketing e operações é importante ferramenta para auxiliar no controle dos conflitos inerentes a essas áreas funcionais e na tomada de decisões dos gestores. Nesse contexto, esta pesquisa analisa os impactos das decisões de marketing sobre o desempenho de entrega e a flexibilidade da área de operações em uma empresa de manufatura de alimentos. Esses impactos foram avaliados longitudinalmente por meio de regressões lineares múltiplas e de redes neurais artificiais em um estudo de caso que compreende os modelos Mercado Interno e Mercado Externo. A análise das decisões de marketing sobre a dimensão entrega quanto ao Mercado Interno ocorreu por meio de uma rede neural artificial. Os resultados demonstram que as decisões de maior impacto sobre essa dimensão da área de operações dizem respeito à classificação Praça dos 4P’s de marketing, seguida das classificações Preço e Produto. Adicionalmente, constata-se que a formação do canal de vendas impacta significativamente o desempenho de entrega. Na análise das decisões de marketing sobre a flexibilidade da área de operações no que diz respeito ao modelo Mercado Externo, o resultado é significativo tanto para a rede neural artificial quanto para a regressão linear múltipla. Os resultados demonstram que as decisões de maior impacto sobre essa dimensão da área de operações estão compreendidas na classificação Produto dos 4P’s de marketing, seguida pelas classificações Praça e Preço.