Resumo:
Esta dissertação propõe-se a buscar a compreensão de como a Subcultura Nerd se atualiza através do consumo de referências culturais. Para isso, elencamos uma narrativa chamada Crônicas de Ghanor (2013), um produto cultural desenvolvido em várias mídias, mas que teve seu início em um jogo de tabuleiro gravado e disponibilizado pelo Grupo Jovem Nerd, a maior empresa nacional voltada a conteúdos Nerds. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizamos a Teoria Fundamentada (FRAGOSO; RECUERO; AMARAL, 2015), para catalogar todas as referências culturais encontradas na construção da narrativa dos Podcasts das Crônicas de Ghanor, ao mesmo tempo que utilizamos o método criado por Gelder e Thornton (1997) para compreendemos como se dá a atualização do Nerd, através da perspectiva da própria subcultura. Para o debate são convidados os autores Bourdieu (1982), Burke (2013) e García Canclini (2008). Sob a ótica do capital cultural e suas trocas simbólicas, criamos uma discussão sobre a hibridização das referências culturais que compõe o produto das Crônicas de Ghanor e de seus consumidores. Como resultados desse processo, dissertamos sobre como a atualidade da subcultura se legitima pela sua própria visão, e entendemos que se trata de uma subcultura em processo. O produto em si não parece ter hibridização, através do entendimento do capital cultural, enquanto a subcultura demonstra que sua formação é híbrida, em processo – e deve refletir em futuros produtos de consumo.