Resumo:
Esta é uma pesquisa de caráter exploratório, baseada em informações de natureza qualitativa, tendo como predominância dados secundários oriundos de publicações, vídeos e produtos. O objetivo é o entendimento de dois sistemas distintos de produção de design pela perspectiva estratégica, apresentando, com isso, princípios que orientem práticas projetuais de design de autor. Ainda, identificar as dificuldades e desafios de projetos autorais a partir da experiência dos Campana e de Ron Arad, e analisar o papel das empresas Edra e Moroso nos projetos autorais para cadeiras desses referidos designers. É uma pesquisa relevante ao design estratégico, pois relaciona empresas e autores com uma preocupação em desenvolver não só o produto correto, mas sim o produto correto no processo mais eficiente. Os designers foram escolhidos por critérios de contemporaneidade, entre eles predominância pelo tipo de objeto produzido (cadeiras) e pelo reconhecimento do mercado e da mídia em nível mundial. As empresas foram escolhidas pela relação bem-sucedida com os designers da pesquisa, pela atuação duradoura no mercado de móveis e pela gestão orientada pelo design estratégico.