Resumo:
Em Porto Alegre estão surgindo espaços compartilhados de trabalho, chamados de Casas Colaborativas, que promovem, com suas atuações, uma visão renovada de bemestar social na cidade. São territórios formados por atores dos mais diversos, principalmente aqueles inseridos na economia criativa, que desenvolvem projetos e
atividades com potencial para desencadear inovação social. O Design Estratégico para inovação social trata de processos projetuais para solucionar problemas complexos e se aproxima do contexto identificado como uma abordagem para fortalecer o potencial das Casas Colaborativas. Usando o viés metaprojetual do Design buscou-se responder ao problema que se apresenta: quais são as diretrizes estratégicas necessárias para promover a difusão de Casas Colaborativas? Entendendo que, quanto mais organizações como essas na sociedade, mais inovação social poderá nela ser gerada. A partir dessa questão formulou-se o objetivo geral deste trabalho, que consistiu em elaborar as diretrizes estratégicas para o Seeding de Casas Colaborativas; considerando Seeding como uma estratégia para multiplicação de sistemas complexos de natureza social que geram, promovem ou trabalham com inovação social. A relevância do estudo se dá para a esfera acadêmica, ao avançar na criação de uma estratégia para multiplicação de inovação social, por meio do Seeding; e para a esfera social, ao fornecer os meios necessários para o fortalecimento de organizações como as Casas Colaborativas, de forma que possam, nos mais variados contextos, inclusive globais, se estabelecerem. A pesquisa exploratória-criativa-aplicada usou a cartografia deleuze-guattariana como direcionamento metodológico, de forma a acompanhar o processo de produção de dados (coleta, apresentação e análise) em três territórios de estudo – Paralelo Vivo, TransLab e Vila Flores – e em um trajeto adicional nos Encontros mensais das Casas Colaborativas. O percurso cartográfico obteve como resultado a criação de sete eixos atencionais e oito estratégias que guiaram o projeto da semente de Casa Colaborativa, composta por uma série de diretrizes estratégicas que fornecem as bases para a criação de uma Casa Colaborativa e, assim, dá início ao processo do Seeding.