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Práticas educativas para enfermeiros em serviço de emergência: uma revisão integrativa

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Autor Ilher, Angélica Salete;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7225590780549500;
Orientador Zocche, Denise Antunes de Azambuja;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0777467805281716;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título Práticas educativas para enfermeiros em serviço de emergência: uma revisão integrativa;
Resumo O objetivo deste trabalho é extrair por meio da revisão integrativa excertos que ofereçam subsídios para descrição de um roteiro pedagógico baseado em evidências com marcadores teóricos, para elaboração de programas educativos para a atuação dos enfermeiros no setor de emergência. Para isso são apresentados artigos pesquisados nas bases de dados on-line, dados da Literatura da America Latina e Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); Base de Dados Enfermagem (BDENF) e do Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), utilizando-se de descritores para a seleção dos 7 artigos selecionados, respondendo assim aos critérios de inclusão e questão de pesquisa do estudo. Posteriormente foi realizado a análise dos artigos, categoria e discussão para a elaboração de programas educativos para a atuação dos enfermeiros no setor emergência .Justifica-se essa pesquisa a partir do pressuposto de que atualmente várias são as lacunas encontradas na formação do enfermeiro para atuação em emergência, bem como, a escassa capacitação contínua durante sua prática enquanto enfermeiro emergencista.;
Abstract El objetivo de este estudio es extraer através de extractos revisión integradora que proporcionan subsidios para describir un plan educativo basado en pruebas con marcadores teóricas para el desarrollo de programas educativos para el papel de las enfermeras en el servicio de urgencias. Para esto son artículos investigados presentados en las bases de datos en línea, los datos de la literatura de América Latina y el Caribe Ciencias de la Salud (LILACS); Base de datos de enfermería (BDENF) y la literatura médica análisis y recuperación del sistema en línea (MEDLINE), el uso de descriptores para la selección de los siete elementos seleccionados, por tanto, responder a los criterios de inclusión y materia de estudio de la investigación. Posteriormente se realizó el análisis de los artículos, la categoría y la discusión para el desarrollo de programas de educación para el trabajo de las enfermeras en el servicio de urgencias. Justificado esta investigación del supuesto de que en la actualidad existen varias lagunas en la formación de enfermeras para operaciones de emergencia, así como la formación continua escasa durante su práctica como sala de enfermeras de emergencia.;
Palavras-chave Enfermagem; Programas educativos; Educação permanente em saúde; Enfermagem em emergência; Enfermería; Programas educativos; Educación sanitária; Enfermería de urgencia;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências da Saúde::Enfermagem;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2017-06-02;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6482;
Programa Programa de Pós-Graduação em Enfermagem;


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