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Identificação dos impactos da relação entre a gestão da qualidade e a integração sobre a eficiência de organizações de saúde – Um estudo de casos múltiplos

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Autor Migowski, Sérgio Almeida;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0395558139901064;
Orientador Gavronski, Iuri;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8843390959025944;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Identificação dos impactos da relação entre a gestão da qualidade e a integração sobre a eficiência de organizações de saúde – Um estudo de casos múltiplos;
Resumo A eficiência, em organizações de saúde, consiste na habilidade de produzir um serviço com a menor quantidade possível de perdas, de custos e de esforços dos profissionais envolvidos, o que implica tanto na integração destes profissionais, quanto na sua participação na gestão da qualidade. Por meio de uma pesquisa de estudos de casos, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas com 32 profissionais de três organizações de saúde de grande porte localizados no estado Rio Grande do Sul – Brasil. A análise dos dados indica que a integração ocorre a nível das lideranças formais apenas em uma das organizações e não envolve os profissionais médicos e operacionais. A gestão da qualidade parece não estar plenamente incorporada às rotinas assistenciais, o que pode ser evidenciado pela dificuldade em conseguir a adesão para a higienização de mãos, pela subnotificação de erros e pela taxa de infecções sempre superior à meta. Sugere-se que as barreiras existentes à integração e a dificuldade em incorporar as boas práticas da gestão da qualidade estejam relacionadas a perdas de eficiência, traduzidas pela taxa de média de permanência elevada, na má utilização das salas do bloco cirúrgico, na falta de separação de roupas por grau de sujidade, na incapacidade de gerenciar o tempo necessário para a higienização e liberação de leitos, na inexistência do planejamento de alta e na necessidade de criar cargos para supervisionar o trabalho executado pela higienização nos três hospitais. Diante disso, é proposto um framework como contribuição teórica, sugerindo que ao implantar a integração e a gestão da qualidade, desde que suportados pelos relacionamentos interpessoais confiança, comunicação e liderança, pode-se melhorar a eficiência. Ao final do trabalho, foram elaboradas algumas proposições para estudos futuros.;
Abstract Efficiency in healthcare organizations consists in the ability to produce a specific output with the least amount or quantity of waste, expense, or unnecessary effort of the professionals involved, which implies the integration of these professionals and their participation in quality management. Through a multiple case studies research, semi-structured interviews were applied with 32 professionals of three large health organizations. Therefore, three large hospitals located in Rio Grande do Sul State, Southern Brazil. The data analysis shows that integration occurs at the formal leadership level only in one of the organizations and does not involve the medical and operational professionals. Quality management seems not to be fully incorporated into care routines, which can be evidenced by the difficulty in making the professionals adhere to hand hygiene, because of the underreporting of errors and the rate of infections being higher than the goal established. It is suggested that the existing barriers to integration and the difficulty in incorporating good quality management practices are related to efficiency losses, reflected by the high average stay rate, poor utilization of rooms in the surgical block, lack of separation of clothes according to the degree of dirtiness, inability to manage the time needed for hygiene and bed release, lack of a discharge planning, and the need to create jobs to supervise the work performed by the sanitation in the three hospitals. Therefore, a framework is proposed as a theoretical contribution, suggesting that by implementing integration and quality management, when supported by the following interpersonal relationships: trust, communication, and leadership, efficiency is improved. Finally, some premises for future research were designed.;
Palavras-chave Integração; Gestão da qualidade; Eficiência; Hospital; Integration; Quality management; Efficiency; Hospital;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Tese;
Data de defesa 2017-06-20;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6470;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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