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Aspectos da negociação entre designer e usuário em ateliês de moda : os mecanismos utilizados pelos designers em momentos de conflitos no processo de projeto

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Autor Castro, Mariana Dourado;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0120277569257296;
Orientador Meyer, Guilherme Corrêa;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0452457026604900;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Aspectos da negociação entre designer e usuário em ateliês de moda : os mecanismos utilizados pelos designers em momentos de conflitos no processo de projeto;
Resumo Esta dissertação apresenta uma pesquisa a cerca da negociação no design de moda sobmedida, tendo como objetivo analisar os mecanismos usados pelos designers em momentos de conflitos durante o processo de projeto que envolve a participação do cliente. Para tanto é apresentado referencial teórico em dois capítulos. Onde inicialmente, são discorridos os conceitos de design, aspectos referentes aos processos e modelos de projetos de design, para por fim descrever o processo característico dos projetos de moda sobmedida. Segue-se a abordagem conceitos relativos a conflito e negociação, importância da negociação e meios para a solução de conflitos. A investigação em caráter exploratório com abordagem qualitativa foi realizada por meio a entrevistas semiestruturadas, buscando a visão dos designers, que foram submetidas à Analise de Conteúdo. Após apresentação dos resultados obtidos, são dispostas as discussões ampliando os conhecimentos sobre a compreensão de como designers de moda agem ao enfrentar momentos de conflito junto a seus clientes em projetos exclusivos. A pesquisa contribuiu para a discussão do tema, bem como foi esclarecedora em relação à prática de projeto de moda envolvendo os clientes.;
Abstract This dissertation presents a research about the negotiation in custom-made fashion design, having as obtectives to analyse the mechanisms used by designers to solve conflicts during the design prosses involving the participation of the client. For this purpose, the theoretical reference is presented in two chapters, where it is discussed the concepts of design, aspects related to processes of the designers and tools for conflict resolution. It was carried out the exploratory research with qualitative approach through semi-structured in-depth interviews, seeking the view of designers who were submitted to the Content Analysis. After the presentation of the results obtained, it is presented the discussions, increasing the knowledge on the understanding of how fashion designers act when facing moments of conflict with their clients in exclusive designs . The research not only contributed for the discussion of the theme but was also illustrative as to the practice of fashion design involving clients.;
Palavras-chave Negociação em design; Design de moda sobmedida; Conflitos; Design negotiation; Custom-made fashion design; Conflict;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2017-03-14;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6454;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


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