Autor |
Neves, Manoella Maria Pinto Moreira das; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/3169740241773273; |
Orientador |
Ferreira, Jairo Getulio; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/8243334414084240; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Cartazes circulantes: Atores, instituições e ambientes de manifestações midiatizadas; |
Resumo |
O cartaz, na sociedade em vias de midiatização, desprende-se ainda mais do suporte físico da cartolina e se mostra elemento de ingresso e performance nas manifestações contemporâneas ocorridas no Brasil e no mundo. Nesta tese, o cartaz estudado é o usado e apropriado em manifestações recentes, mais pontualmente nas de junho de 2013, no Brasil. Nas ambiências por onde passa, o cartaz é adaptado e registrado conforme as técnicas, regras e intenções de cada espaço: rua/praça - redes sociais digitais/espaço virtual - mídia tradicional/plateia. Sendo suporte físico, sendo imagem, sendo postado ou seu conteúdo sendo transformado em hashtag, as ambiências são marcadas na passagem do cartaz. E, para além de ser um suporte físico, o cartaz contém mensagem constituída em interação e circulação. Agenciando a circulação, os sentidos circulam e o cartaz se apresenta signo circulante. A tese é, nesse sentido, um esforço de registro de compreensão sobre circulação discursiva e ambiências midiatizadas desta circulação. O trabalho é referenciado teoricamente a partir de autores que tratam o tema midiatização e suas lógicas, circulação, fluxos e ambiências, em particular, alguns dos professores que dão sustentação à Linha de Pesquisa 4 do Programa do qual esta pesquisa está inscrita, são eles: Ferreira (2006, 2007, 2012, 2013, 2016), Braga (2013, 2012, 2011, 2010, 2007, 2006), Fausto Neto (2015, 2010, 2008) e Rosa (2014, 2012). Diante da necessidade de colocar em evidência o cartaz, utiliza-se, especialmente, Moles (2004). A questão Semiótica que perpassa a pesquisa baseia-se em Peirce (2013,2005) e Bakhtin (1997,1992), a partir do que suas concepções se aproximam, a saber, o valor do signo para além do objeto que representa e que, ao mesmo instante, o contém – esta aproximação foi possível através de Santaella (1994) e Santaella e Nörth (2004). Véron (2013, 2005,1997) é o autor que permite a relação entre semiótica e circulação. E por Mata (1992) são delineados os espaços de ambiência da circulação do cartaz. Assim, a pretensão teórica e metodológica desta tese é registrar uma experiência social de produção de circuitos de circulação e marcação de ambiências midiatizadas, a partir do uso e apropriação do cartaz nas Manifestações de Junho de 2013, no Brasil.; |
Abstract |
The poster, in the society in the process of mediatization, detaches itself even more from the physical support of the cardboard and shows itself as an element of entry and performance in the contemporary manifestations occurring in Brazil and in the world. In this thesis, the poster studied is the one used and appropriate in recent manifestations, most punctually in June 2013, in Brazil. In the ambiences where it passes, the poster is adapted and registered according to the techniques, rules and intentions of each space: street / square - digital social networks / virtual space - traditional media / audience. Being physical support, being image, being posted or its content being transformed into hashtag, the ambiences are marked in the passage of the poster. And, in addition to being a physical medium, the poster contains a message consisting of interaction and circulation. Managing the circulation, the senses circulate and the poster appears as a circulating sign. The thesis is, in this sense, an effort to register understanding about discursive circulation and mediated ambiences of this circulation. The work is theoretically referenced from authors who deal with the topic of mediatization and its logics, circulation, flows and ambiences, in particular, some of the professors who give support to Research Line 4 of the Program of which this research is inscribed are: Ferreira (2006, 2007, 2012, 2013, 2016), Braga (2013, 2012, 2011, 2010, 2007, 2006), Fausto Neto (2015, 2010, 2008) e Rosa (2014, 2012).. Faced with the need to highlight the poster, Moles (2004) was specially the reference. The question Semiotics that runs through the research is based on Peirce (2007,2005) and Bakhtin (1997,1992), from which their conceptions approach, namely, the value of the sign beyond the object it represents and that at the same time contains it - this approximation was possible through Santaella (1994) and Santaella and Nörth (2004). Véron (2013, 2005, 1997) is the author who allows the relation between semiotics and circulation. And by Mata (1992) are outlined the spaces of ambience of the circulation of the poster. Thus, the theoretical and methodological pretension of this thesis is to register a social experience of production of circuits of circulation and marking of mediatized ambiences, from the use and appropriation of the poster in the Manifestations of June of 2013, in Brazil.; |
Palavras-chave |
Midiatização; Circulação discursiva; Ambiências; Cartaz; Manifestação; Midiatization; Discursive circulation; Ambiences; Poster; Manifestation; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2017-04-06; |
Agência de fomento |
PRODEP - Programa de Desenvolvimento de Pessoal; PROPEP - Pró reitoria de Pós Graduação e Pesquisa; UFAL - Universidade Federal de Alagoas; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6395; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação; |