Resumo:
Este trabalho visa contribuir para o desenvolvimento cientifico no campo do design estratégico ao propor que a atualização da proposta de valor das organizações, frente aos desafios impostos pelos atuais contextos sociais e econômicos, está relacionada às mudanças na cultura das organizações. Mudar a cultura de uma organização é uma questão complexa que envolve questões materiais explícitas, bem como questões tácitas relacionadas aos valores, pensamentos, atitudes e crenças organizacionais. Porém, conhecimentos em design estratégico são competências que não estão comumente presentes nas equipes internas das organizações, mas que podem ser incorporados às suas estruturas como recursos externos por meio da contratação de empresas de consultoria especializadas em design estratégico. Ao atuar junto ao contexto organizacional dos clientes, empresas de consultoria em design estratégico agregam não só conhecimentos especializados e métodos, mas também o pensamento e a atitude do design. Esse conjunto de ferramentas e habilidades forma a cultura do design, que, pelas suas capacidades, pode contribuir para a evolução das organizações. Ao afetar estruturas organizacionais, a cultura do design catalisa mudanças que transformam a cultura das organizações abertas e permeáveis à ação do design. Contudo, em organizações com cultura conservadora, poderão surgir barreiras e resistências às mudanças, com a intenção de preservar o modelo existente, limitando a ação transformadora do design que pode operar como instrumento de transposição desses limites. A pesquisa qualitativa foi realizada com base em um estudo de caso múltiplo que possibilitou a compreensão sobre a capacidade transformadora do design estratégico nas organizações consideradas unidades de análise deste estudo. A integração entre múltiplos atores dos diversos níveis das estruturas organizacionais foi resultado da ação da empresa de consultoria que ativou um processo dialógico por meio dos instrumentos de design estratégico no sentido de orientar a estratégia, promover processos criativos e construir sentidos coletivos para a geração de valor.