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Índice de sustentabilidade empresarial (ISE) da BM&FBOVESPA: Motivação para Buscar a Adesão

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Autor Gomes, Eendrik Lima;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8729410151742348;
Orientador Decourt, Roberto Frota;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8877104687154282;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Índice de sustentabilidade empresarial (ISE) da BM&FBOVESPA: Motivação para Buscar a Adesão;
Resumo O presente trabalho objetivou investigar quais fatores são relevantes na decisão da empresa de buscar adesão ao ISE da BM&FBOVESPA. Foram verificados os seguintes fatores para adesão ao ISE: ser reconhecida pelo mercado como empresa que atua com práticas sustentáveis, promovendo a reputação da empresa, a transparência na evidenciação das ações da empresa, o engajamento entre os envolvidos, a vantagem competitiva, e buscando novos conhecimentos, redução de custo de capital a longo prazo, antecipação das regulamentações que podem ser estabelecidas no futuro, aumento no valor da empresa, fortalecimento dos canais de diálogo e comunicação com mídia e indicador para mensurar as ações e práticas sustentáveis. Foram identificados como fatores para não adesão ao ISE: critérios do ISE, estratégia da empresa, falta de estrutura, custos, desconhecimento da carteira do ISE, falta de benefícios e em avaliação para adesão. Metodologicamente, o estudo caracteriza-se como descritivo, realizado por meio de entrevistas e com uma abordagem qualitativa, utilizando o método de análise de conteúdo de Bardin (2011), para tratamento de dados. A coleta de dados teve como base o conjunto de 243 empresas que foram consideradas elegíveis para compor o ISE pelo menos um ano, entre 2009 e 2016. Após, foram selecionadas 74 empresas para composição da amostra. Este conjunto de empresas da amostra, por sua vez, foi subdividido em dois grupos: 1) 22 empresas que tentaram ingressar na carteira do índice, e 2) 52 empresas que não tentaram ingressar no ISE. Concluiu-se que as empresas buscam o ISE, principalmente, para serem reconhecidas pelo mercado e a fim de terem um indicador para mensurar as ações e as práticas sustentáveis. Sendo assim, trata-se de uma ferramenta brasileira importante e reconhecida, que certifica as empresas que possuem um maior comprometimento com a responsabilidade socioambiental.;
Abstract The present work aimed to investigate which factors are relevant in the decision of the company to seek adhesion to the BM & FBOVESPA ISE. The following factors were verified for adherence to the ISE: to be recognized by the market as a company that acts with sustainable practices promoting the company's reputation, transparency in the disclosure of company actions, engagement among stakeholders, competitive advantage, new knowledge seeking, cost reduction Long-term capital, anticipation of regulations that can be established in the future, increase in the value of the company, strengthening channels of dialogue and communication with the media and an indicator to measure sustainable actions and practices. And the factors for non-adherence to ISE were: ISE criteria, company strategy, lack of structure, costs, lack of knowledge of ISE's portfolio, no benefits and evaluation for membership. The study is characterized as descriptive, conducted through an interview and with a qualitative approach, using the content analysis method of Bardin (2011) for data treatment. The data collection was based on the set of 243 companies that were considered eligible to compose the ISE for at least one year between 2009 and 2016. We selected 74 companies for sample composition. This group of companies in the sample, in turn, was subdivided into two groups: 1) 22 companies that tried to enter the index portfolio, and another; 2) 52 companies that did not try to join the ISE. It was concluded that companies seek ISE mainly to be recognized by the market and as an indicator to measure sustainable actions and practices, being an important and recognized Brazilian tool that certifies companies that have a greater commitment to social and environmental responsibility.;
Palavras-chave Sustentabilidade empresarial; Índice de sustentabilidade; Fatores; Adesão; ISE; Sustainability index; Sustainability index; Factors; Membership;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências Contábeis;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2017-04-19;
Agência de fomento CFC/CRCs - Conselho Federal de Contabilidade;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6347;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis;


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