Resumo:
O presente trabalho objetivou investigar quais fatores são relevantes na decisão da empresa de buscar adesão ao ISE da BM&FBOVESPA. Foram verificados os seguintes fatores para adesão ao ISE: ser reconhecida pelo mercado como empresa que atua com práticas sustentáveis, promovendo a reputação da empresa, a transparência na evidenciação das ações da empresa, o engajamento entre os envolvidos, a vantagem competitiva, e buscando novos conhecimentos, redução de custo de capital a longo prazo, antecipação das regulamentações que podem ser estabelecidas no futuro, aumento no valor da empresa, fortalecimento dos canais de diálogo e comunicação com mídia e indicador para mensurar as ações e práticas sustentáveis. Foram identificados como fatores para não adesão ao ISE: critérios do ISE, estratégia da empresa, falta de estrutura, custos, desconhecimento da carteira do ISE, falta de benefícios e em avaliação para adesão. Metodologicamente, o estudo caracteriza-se como descritivo, realizado por meio de entrevistas e com uma abordagem qualitativa, utilizando o método de análise de conteúdo de Bardin (2011), para tratamento de dados. A coleta de dados teve como base o conjunto de 243 empresas que foram consideradas elegíveis para compor o ISE pelo menos um ano, entre 2009 e 2016. Após, foram selecionadas 74 empresas para composição da amostra. Este conjunto de empresas da amostra, por sua vez, foi subdividido em dois grupos: 1) 22 empresas que tentaram ingressar na carteira do índice, e 2) 52 empresas que não tentaram ingressar no ISE. Concluiu-se que as empresas buscam o ISE, principalmente, para serem reconhecidas pelo mercado e a fim de terem um indicador para mensurar as ações e as práticas sustentáveis. Sendo assim, trata-se de uma ferramenta brasileira importante e reconhecida, que certifica as empresas que possuem um maior comprometimento com a responsabilidade socioambiental.