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O design estratégico como catalisador do desenvolvimento da arquitetura organizacional de laboratórios de inovação social

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Autor Ribeiro, Rafael Vinicius;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2129133030787912;
Orientador Freire, Karine de Mello;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9308426042161899;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título O design estratégico como catalisador do desenvolvimento da arquitetura organizacional de laboratórios de inovação social;
Resumo A capacidade de adaptação da sociedade às constantes mudanças pelas quais vêm passando está ligada à sua capacidade de inovar. Inovar em produtos, serviços, meios de produção e socialmente. Partindo da noção de que a inovação é essencial para esse processo de adaptação, propõe-se que o design estratégico ocupe posição relevante na construção de iniciativas nesse sentido. Dentre essas iniciativas podem-se citar os laboratórios de inovação social, que se propõem a serem espaços onde se reflete sobre o tema e, acima de tudo, onde ele é praticado. Nesses laboratórios, que integram diferentes atores da sociedade – como as pessoas, as organizações, as universidades e o governo – faz-se necessário o desenvolvimento de relações que permitam o trabalho em conjunto. Relações que extrapolem os contratos formais de trabalho. Relações que nem sempre podem ser descritas, mas que, no entanto, influenciam a forma como todos esses atores trabalham juntos. A essas relações chamamos contratos relacionais e as organizações que são capazes de desenvolvê-los acabam por obter gerar vantagem competitiva através da alavanca estratégica da arquitetura organizacional. Desse modo, esta pesquisa tem o objetivo de discutir como o design estratégico, através da sua capacidade de acionar o diálogo entre os atores de um ecossistema, pode contribuir para o desenvolvimento da arquitetura organizacional como alavanca estratégica em laboratórios de inovação social, partindo do estudo de caso do laboratório de inovação da Mercur, localizado na cidade de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul. Como resultado apresenta-se a descrição deste laboratório e as interações que nele e por meio dele ocorrem. A partir da análise de sua tipologia, propõe-se que eles não devem ser classificados, mas sim que desenvolvam uma combinação própria de características que não deve necessariamente enquadrar-se em um padrão de operação. Por fim apresentam-se as capacidades do design estratégico identificadas nessa pesquisa como contribuidoras para o desenvolvimento da arquitetura como alavanca estratégica de laboratórios de inovação social. São elas, conforme autores pesquisados: a capacidade de articular diferentes pontos de vista, de mapear recursos e atores necessários a algum projeto e de tornar visuais as ideias e pensamentos.;
Abstract Society’s ability to adapt it self to the constant changes that comes through is linked to its ability to innovate. Innovate in products, services, means of production and socially. Based on the notion that innovation is essential for this process of adaptation, it is proposed that the strategic design occupies a prominent position in the construction of such initiatives. Among these initiatives can be mentioned social innovation laboratories, which are meant to be a space to reflect on the subject and, above all, where it is practiced. In these laboratories, integrating different actors of society - like people, organizations, universities and the government - it is necessary to develop relationships that allow working together. Relationships that go beyond the formal labor contracts. Relationships that can not always be described, but, however, influence how all these actors work together. To these relations we call relational contracts and organizations that are able to develop them eventually get generate competitive advantage through the strategic lever of organizational architecture. Thus, this research aims to discuss how the strategic design, through its ability to trigger dialogue between the actors of an ecosystem can contribute to the development of architecture as a strategic lever for social innovation laboratories from the study of case of Mercur innovation lab, located in Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul. As a result, shows the description of the laboratory and the interactions in it and through it occur. Analyzes the typology and it is proposed that they should not be classified, but to develop its own combination of features that may not necessarily fit in a standard operation. Finally present the capabilities of strategic design identified in this research as contributor to the development of organizational architecture as a strategic lever for social innovation laboratories. They are the ability to articulate different points of view, to map resources and actors needed for a project and make visual ideas and thoughts.;
Palavras-chave Design estratégico; Laboratórios sociais; Inovação social; Arquitetura organizacional; Propósito; Strategic design; Social laboratories; Social innovation; Organizational architecture; Purpose;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2016-03-21;
Agência de fomento UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5712;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


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