RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Design estratégico para pequenos negócios: proposta de redesenho do programa transformando meu serviço

Mostrar registro simples

Autor Villarinho, Gabriela Carneiro Monteiro Paiva;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6151854376833640;
Orientador Borba, Gustavo Severo;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1321450477905358;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Design estratégico para pequenos negócios: proposta de redesenho do programa transformando meu serviço;
Resumo A investigação de processos que promovem a inovação no setor de serviços é fundamental, considerando que a diversidade de natureza dos segmentos que compõem este universo de empresas. Esta necessidade é reforçada pelo visível crescimento do setor nos últimos anos, reafirmando a importância desta atividade na economia. Para tanto, o design thinking tem sido considerado uma abordagem adequada, por se ocupar do processo de desenvolvimento de interações, ao invés de se preocupar unicamente com o resultado final. Com isso, o design consegue se adequar e responder às diferentes necessidades dos pequenos negócios no desenvolvimento de novos serviços. O presente estudo investiga os fatores críticos de sucesso do Programa Transformando meu Serviço, realização conjunta entre UNISINOS e SEBRAE/RS, que auxiliou nove pequenos negócios na construção ou transformação de um serviço. A pesquisa foi desenvolvida através de estudo de caso com análise de conteúdo do material produzido no workshop e de coletas de dados por meio de entrevistas, grupo focal e diários de campo. Ao final do estudo, formulou-se oito hipóteses que foram traduzidas em uma proposta de redesenho do Programa Transformando meu Serviço, composta por um questionário preliminar a ser respondido pelo empresário, premissas básicas para realização do Programa e um conjunto de orientações para os atores do processo.;
Abstract Researches about the processes that promote innovation in the Service sector are crucial, considering the diversity of natures of segments that constitute this group of enterprises. This need is reinforced by the visible growth of this sector in the last years, reaffirming the importance of the activity in the economy. Therefore, design thinking has been considered an adequate approach, for engaging interactions development process rather than being concerned only with the final result. Thereby, design can adapt itself and respond to the different needs of small businesses in developing new services. This study investigates the critical success factors of the program Transformando meu Serviço, joint realization of UNISINOS and SEBRAE/RS, which helped nine small businesses in constructing or transforming a service. This research was developed by a case study with content analysis of the material produced during the workshop and data collection by interviews, focus groups and field diaries. By the end of the study, eight hypotheses were formulated, that have been translated into a proposal to recast the program Transformando meu Serviço, consisting in a preliminary questionnaire to be answered by the owner of the business, basic premises for implementation of the programme and a set of directions for the actors of the process.;
Palavras-chave Design estratégico; Design thinking; Empreendedorismo; Pequenos negócios; Strategic design; Entrepreneurship; Small and medium business;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2016-03-07;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5700;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística