Resumen:
A investigação de processos que promovem a inovação no setor de serviços é fundamental, considerando que a diversidade de natureza dos segmentos que compõem este universo de empresas. Esta necessidade é reforçada pelo visível crescimento do setor nos últimos anos, reafirmando a importância desta atividade na economia. Para tanto, o design thinking tem sido considerado uma abordagem adequada, por se ocupar do processo de desenvolvimento de interações, ao invés de se preocupar unicamente com o resultado final. Com isso, o design consegue se adequar e responder às diferentes necessidades dos pequenos negócios no desenvolvimento de novos serviços. O presente estudo investiga os fatores críticos de sucesso do Programa Transformando meu Serviço, realização conjunta entre UNISINOS e SEBRAE/RS, que auxiliou nove pequenos negócios na construção ou transformação de um serviço. A pesquisa foi desenvolvida através de estudo de caso com análise de conteúdo do material produzido no workshop e de coletas de dados por meio de entrevistas, grupo focal e diários de campo. Ao final do estudo, formulou-se oito hipóteses que foram traduzidas em uma proposta de redesenho do Programa Transformando meu Serviço, composta por um questionário preliminar a ser respondido pelo empresário, premissas básicas para realização do Programa e um conjunto de orientações para os atores do processo.