RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Família e universidade frente ao processo de inclusão do adulto com síndrome de Asperger no ensino superior

Mostrar registro simples

Autor Costa, Angélica da;
Orientador Marin, Angela Helena;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2168201231020622;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Família e universidade frente ao processo de inclusão do adulto com síndrome de Asperger no ensino superior;
Resumo O presente artigo tem como temática a inclusão de alunos adultos com Síndrome de Asperger (SA) no ensino superior. Como objetivo, buscou compreender o processo de inclusão de adultos com SA em uma instituição de ensino superior (IES) a partir da perspectiva do aluno e sua família, bem como dos professores, assistente social e psicóloga da IES. Caracterizou-se o contexto familiar e socioeconômico desses universitários e a relação deles e de sua família com os profissionais da IES. Realizou-se um estudo de caráter exploratório e transversal, com delineamento de estudos de casos múltiplos. Participaram dois adultos com SA, do sexo masculino, com idade entre 18 e 20 anos, matriculados em uma IES privada, localizada na região metropolitana de Porto Alegre-RS, bem como seus pais, professores, assistente social e psicóloga da IES. Como instrumento de coleta de dados utilizaram-se entrevistas semiestruturadas. A análise de conteúdo qualitativa, a partir do método de proposições teóricas, revelou que a perspectiva de conclusão do ensino superior, assim como as relações fraternas tem significados diferentes para as famílias. Também se constatou a necessidade de qualificação dos professores referente à inclusão e que a relação entre a família e a IES existe, porém precisa ser incentivada. Acredita-se que este estudo possibilitou um melhor entendimento sobre a inclusão do adulto com SA através do olhar dos envolvidos neste processo.;
Abstract This article is subject to inclusion of adult students with Asperger Syndrome (SA) in higher education. The objective, sought to understand the process of inclusion adults with SA in a higher education institution (IES) from the perspective of the student and his family, as well as teachers, social worker and psychologist at the IES. Family and socio-economic context of these students and their relationship and your family with professional IES was characterized. We conducted a study of exploratory and transversal, with delineation of multiple case studies. Participated in two adults with SA, male, aged between 18 and 20 years, enrolled in a private institution, located in the metropolitan region of Porto Alegre -RS, as well as parents, teachers, social worker and psychologist at the IES. Like a collection instrument we used semi-structured interviews. The qualitative content analysis, from the method of theoretical propositions, revealed that the prospect of completion of higher education, as well as the fraternal relations has different meanings for families. Also noted the need for qualification of teachers regarding the inclusion and that the relationship between the family and the IES exists, but needs to be encouraged. It is believed that this study allowed for a better understanding of the inclusion of the adult with SA through the eyes of those involved in this process.;
Palavras-chave Inclusão; Ensino superior; Síndrome de Asperger; Relação família-universidade; Inclusion; Higher education; Asperger syndrome; Family-university relationship;
Tipo TCC;
Data de defesa 2014;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5662;
Nivel Especialização;
Curso Terapia de Casal e Família;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística