Autor |
Fiorin, Flavia Siqueira; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/5472301274174793; |
Orientador |
Puffal, Daniel Pedro; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/1145634478992742; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Análise dos fatores que conduziram empresa do Rio Grande do Sul a investir na criação de um novo negócio de base tecnológica – spin-off corporativa; |
Resumo |
A evolução das redes de comunicação e infraestruturas comerciais alterou a dinâmica dos mercados, inserindo as organizações em um contexto de interação intensa. Países emergentes com taxas de crescimento positiva tem centrado sua estratégia de desenvolvimento no empreendedorismo aliado à inovação e a difusão tecnológica. Neste contexto, considerando a conjuntura industrial do Rio Grande do Sul, este estudo se propôs a analisar os fatores que conduziram empresa gaúcha inserida na economia tradicional a investir na criação de um novo negócio de base tecnológica, uma spin-off corporativa. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, a partir de framework de análise estruturado pela literatura revisada, do qual derivaram os fatores de análise: Caracterização (empresa-mãe e spin-off) e Fatores Relevantes à Decisão e ao Processo de Spin-off (contexto externo, interno e motivadores). Os resultados encontrados demonstram que a criação da spin-off se mostra como alternativa de exploração de ativos estagnados na empresa-mãe frente à oportunidade mercadológica. Ainda, se atribui à spin-off expectativa de ganhos futuros à empresa-mãe, com risco minimizado, ao preservar a imagem em caso de insucesso. Os resultados apontam que a decisão de externalizar o novo negócio e integrá-lo a um ambiente de tecnologia e inovação diverso da empresa-mãe guardam relação com estratégia para atenuar barreiras de entrada no mercado onde a empresa-mãe é reconhecida por outra natureza tecnológica. Considerando o contexto externo os resultados evidenciam que, embora a influência exercida na decisão seja restrita, fatores como políticas-públicas permeiam e impactam o processo desde a caracterização da empresa-mãe até a criação da spin-off.; |
Abstract |
The evolution of commercial communication and infrastructure has changed the dynamics of the markets by introducing organizations in an intense interaction process. Emerging countries, with positive growth rates, have been focusing their development strategy on innovation entrepreneurship and technology diffusion. In the context of the local industry in Rio Grande do Sul, this study has analyzed the factors that led the industry (once inserted in the traditional economy of the State) to invest in creating a new tech based business, called a corporate spin-off. An analysis framework was developed based on the literature reviewed, and derived the following factor analysis: Characterization (parent company and spin-off); and, Relevant Factors of Spin-off Decision and Process (external and internal environment, and motivators). The framework was applied to a case study and the results show that the creation of the spin-off is an alternative to explore stagnated resources in the parent company upon a market opportunity. While the parent company expects future earnings from the spin-off, the spin-off offers minimized risk and preserves the parent company’s image in event of failure. The results indicate that separating the new business and integrating it into a technology and innovation environment different from the parent company is a strategy to mitigate the market barriers that would be encountered by the parent company, which is recognized by another technological nature. Within the external context, the results show that while factors such as public-policies have limited impact on decision making, they impact on the process from the characterization of the parent company to the creation of spin-off.; |
Palavras-chave |
Spin-off; Empreendedorismo; Inovação; Economia tradicional; Base tecnológica; Entrepreneurship; Innovation; Traditional economy; Tech based; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2016-05-31; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5590; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios; |