Resumo:
A evolução das redes de comunicação e infraestruturas comerciais alterou a dinâmica dos mercados, inserindo as organizações em um contexto de interação intensa. Países emergentes com taxas de crescimento positiva tem centrado sua estratégia de desenvolvimento no empreendedorismo aliado à inovação e a difusão tecnológica. Neste contexto, considerando a conjuntura industrial do Rio Grande do Sul, este estudo se propôs a analisar os fatores que conduziram empresa gaúcha inserida na economia tradicional a investir na criação de um novo negócio de base tecnológica, uma spin-off corporativa. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, a partir de framework de análise estruturado pela literatura revisada, do qual derivaram os fatores de análise: Caracterização (empresa-mãe e spin-off) e Fatores Relevantes à Decisão e ao Processo de Spin-off (contexto externo, interno e motivadores). Os resultados encontrados demonstram que a criação da spin-off se mostra como alternativa de exploração de ativos estagnados na empresa-mãe frente à oportunidade mercadológica. Ainda, se atribui à spin-off expectativa de ganhos futuros à empresa-mãe, com risco minimizado, ao preservar a imagem em caso de insucesso. Os resultados apontam que a decisão de externalizar o novo negócio e integrá-lo a um ambiente de tecnologia e inovação diverso da empresa-mãe guardam relação com estratégia para atenuar barreiras de entrada no mercado onde a empresa-mãe é reconhecida por outra natureza tecnológica. Considerando o contexto externo os resultados evidenciam que, embora a influência exercida na decisão seja restrita, fatores como políticas-públicas permeiam e impactam o processo desde a caracterização da empresa-mãe até a criação da spin-off.