| Autor | Weschenfelder, Ricardo; | 
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/5405724246293595; | 
| Orientador | Kilpp, Suzana; | 
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/8987400261712739; | 
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; | 
| Sigla da instituição | Unisinos; | 
| País da instituição | Brasil; | 
| Instituto/Departamento | Escola da Indústria Criativa; | 
| Idioma | pt_BR; | 
| Título | Rastros do invisível no plano cinematográfico; | 
| Resumo | Nesta tese exploro os rastros do invisível na percepção e na memória do espectador de cinema. A invenção do invisível tensiona, principalmente, conceitos como “rastro” e “imagem dialética” de Benjamin e “duração” de Bergson. Realizo a dissecação de quadros e cenas do filme O Eclipse (1962) de Michelangelo Antonioni e, por meio dos conceitos propostos: olhos ausentes, (re)quadros, pontos cegos e rotações - imaginados como uma constelação de imagens - busco rastrear formas de presença do invisível na montagem de cinema. Proponho uma metodologia do invisível para análise do corpus. O espectador, ao perceber a imagem enquadrada e montada pelo cineasta, sobrepõe a ela “imagens invisíveis”, da sua memória ou repertório cultural e técnico, que descontroem e transformam, assim, a imagem vista no presente da exibição do filme.; | 
| Abstract | In this thesis I explore the tracks of the invisible in the perception and memory of film spectators. The invention of the invisible creates a tension mainly with the concepts of “track” and “dialectical image” proposed by Benjamin and of “duration” of Bergson. I dissect frames and scenes of the film. The Eclipse (1962) by Michelangelo Antonioni based on the proposal of the following concepts: absent eyes, (re-framings, blind points and rotations. Imagined as a constellation of images, these concepts are operational for tracking forms of presence of the invisible in film editing. I propose a methodology of the invisible for analyzing the corpus, understanding that upon perceiving images framed and edited by the film-maker, spectators overlap them with “invisible images” from their cultural and technical memories or repertoires, which deconstruct and transform the image seen in the present of the exhibition of the film.; | 
| Palavras-chave | Invisível; Rastros; Cinema; Montagem; Memória; Invisible; Tracks; Editing; Memory; | 
| Área(s) do conhecimento | ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação; | 
| Tipo | Tese; | 
| Data de defesa | 2016-03-31; | 
| Agência de fomento | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; PROSUP - Programa de Suporte à Pós-Gradução de Instituições de Ensino Particulares; | 
| Direitos de acesso | openAccess; | 
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5477; | 
| Programa | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação; |