Autor |
Reinheimer, Camila Andrea; |
Orientador |
Kronmeyer Filho, Oscar Rudy; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3594298886606583; |
Co-orientador |
Trez, Guilherme; |
Lattes do co-orientador |
http://lattes.cnpq.br/1546118902885558; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Métricas de desempenho de marketing: um estudo sobre as métricas aplicadas na indústria calçadista; |
Resumo |
Métricas de desempenho de marketing é assunto frequente em congressos de marketing e revistas especializadas, e a busca pelo conjunto que satisfaça a necessidade das empresas, seu grande questionamento. Mais do que identificar os modelos mais praticados ou relacionados pela teoria, a ideia de apresentar um cenário de indicadores que sejam idealizados a partir da leitura de sua estratégia genérica, é tido como necessidade corrente das empresas. O estudo aborda em sua fundamentação teórica não apenas os modelos de métricas mais aplicados e recentemente discutidos, mas a classificação de empresas calçadistas conforme suas estratégias genéricas, de forma a propor um paralelo entre as práticas relatadas, e a teoria mapeada. O estudo de caso aborda os modelos aplicados na prática, e com a leitura do painel de especialistas, o estudo propõem um novo conjunto de métricas, direcionado aos objetivos das empresas separadamente. Dentre os resultados da pesquisa, destaca-se o alinhamento de algumas métricas frente a estratégia genérica das empresas, a necessidade do esclarecimento da estratégia para definição do painel de indicadores mais apropriado, e a importância dos conceitos teóricos estarem claros e disseminados para maior segurança da aplicabilidade das métricas. Adicionalmente, os resultados das pesquisas apontam para a importância da inclusão de indicadores de longo prazo, avaliando consumidores e mercados, como grande sustentador das estratégias futuras. Ainda como resultados finais, a possibilidade de disseminar os modelos mapeados em outros contextos mercadológicos que não apenas o estudado.; |
Abstract |
Marketing performance metrics is a frequent topic in marketing journals and conferences, and search for the set which satisfies the need for companies, their great questioning. More than handle the most practiced models or related by theory, the idea of submitting an indicator scenario to be devised from the reading of the generic strategy, it is considered current needs for companies. The study deals in its theoretical foundation not only more recently discussed and applied metrics models, but the footwear company’s classification according to their generic strategies in order to propose a parallel between the reported practices, and mapped theory. The case study addressed the models applied in practice, and the reading of an expert panel, the study proposes a new set of metrics, targeted to the objectives of the companies separately. Among the survey results, there is alignment of some metrics against generic strategy of companies, the need for clarification of the strategy to define the most appropriate indicator panel, and the importance of theoretical concepts are clear and disseminated to greater security of the metrics applicability. Additionally, research results point to the importance of including long-term indicators, evaluating consumers and markets as a major supporter of future strategies. Also as final results, the possibility of spreading those models mapped in other market contexts, not only the one studied.; |
Palavras-chave |
Métricas de marketing; Estratégia genérica; Práticas calçadistas brasileiras; Marketing metrics; Generic strategy; Brazilian footwear practices; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2016-04-19; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5452; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios; |