Abstract:
Métricas de desempenho de marketing é assunto frequente em congressos de marketing e revistas especializadas, e a busca pelo conjunto que satisfaça a necessidade das empresas, seu grande questionamento. Mais do que identificar os modelos mais praticados ou relacionados pela teoria, a ideia de apresentar um cenário de indicadores que sejam idealizados a partir da leitura de sua estratégia genérica, é tido como necessidade corrente das empresas. O estudo aborda em sua fundamentação teórica não apenas os modelos de métricas mais aplicados e recentemente discutidos, mas a classificação de empresas calçadistas conforme suas estratégias genéricas, de forma a propor um paralelo entre as práticas relatadas, e a teoria mapeada. O estudo de caso aborda os modelos aplicados na prática, e com a leitura do painel de especialistas, o estudo propõem um novo conjunto de métricas, direcionado aos objetivos das empresas separadamente. Dentre os resultados da pesquisa, destaca-se o alinhamento de algumas métricas frente a estratégia genérica das empresas, a necessidade do esclarecimento da estratégia para definição do painel de indicadores mais apropriado, e a importância dos conceitos teóricos estarem claros e disseminados para maior segurança da aplicabilidade das métricas. Adicionalmente, os resultados das pesquisas apontam para a importância da inclusão de indicadores de longo prazo, avaliando consumidores e mercados, como grande sustentador das estratégias futuras. Ainda como resultados finais, a possibilidade de disseminar os modelos mapeados em outros contextos mercadológicos que não apenas o estudado.