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O engajamento durante o processo de co-criação em workshops criativos

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Autor Vargas, Felipe Franzon;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7455050580250673;
Orientador Trez, Guilherme;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1546118902885558;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título O engajamento durante o processo de co-criação em workshops criativos;
Resumo A co-criação envolve diferente usuários na busca por desenvolver algo novo. O processo criativo é composto por diversas etapas, englobando desde a geração de ideais até a elaboração do projeto final. Desta forma, o processo de co-criação exige dos indivíduos diversas habilidades que devem ser desenvolvidas no decorrer das etapas, permitindo que estes possam integrar aos processos conhecimentos, compartilhar experiências e desenvolver novas capacidades. O engajamento destaca-se como uma forma de não apenas envolver os indivíduos neste processo, mas sim de fazer com que estes possuam participação ativa e eficiente, possibilitando agregar valor para a organização, para o projeto e para os participantes. A pesquisa tem como objetivo identificar os elementos que promovem o engajamento durante as etapas do processo de co-criação. Para a realização da pesquisa foram utilizados workshops que consistem em processos criativos de curta duração, envolvendo a intensa atuação dos participantes nas atividades. Assim, o estudo foi dividido em duas fases para a sua realização: uma fase exploratória e a outra descritiva. A pesquisa qualitativa consistiu na observação de outros workshops e em entrevistas com professores e participantes, para o reconhecimento e percepção do campo. Já a pesquisa quantitativa utilizou um modelo de questionário baseado no estudo de Vivek (2009), que considera diferentes dimensões do engajamento do consumidor relacionadas a produtos, serviços e atividades. Esta etapa da pesquisa buscou analisar a própria experiência dos participantes, com base no engajamento nos processos de co-criação através dos workshops estudados. Ademais, foram coletados relatos dos participantes que pudessem embasar e justificar as dinâmicas vivenciadas. A partir da pesquisa realizada foi constatado que os fatores intrínsecos e extrínsecos são importantes para o engajamento, possuindo uma relação direta através da influência deste, no contexto da co-criação. Além disso, a definição das atividades é muito importante em um workshop, auxiliando a atuação dos indivíduos e a forma como estes lidam com o tema. Porém, a condução das dinâmicas em um processo criativo é o que faz a diferença, possibilitando promover o engajamento dos participantes durante suas diferentes etapas. A gestão da co-criação torna-se um fator fundamental a ser explorado para auxiliar o desenvolvimento das inovações nas organizações.;
Abstract The co-creation involves different users to discover new things. The creative process consists on different phases, encompassing from the generation of ideas to the development of the final project. Thus, the co-creation process requires from the individuals abilities to develop during the phases, allowing them to integrate to the processes knowledge, sharing experiences and new capacities. The engagement is relevant not just to involve the individuals in this process, but to enable them to participate actively and in an efficient way, to aggregate value to the organization, to the project and to the participants. This study aims to identify the different elements that influence the engagement during the phases of co-creation process. For this research to be accomplished it was used workshops consisting of short creative processes, involving the intense performance of the participants in the activities. Then, the study has been divided into two stages for its implementation: an exploratory and a descriptive phase. The qualitative research consists in observing other workshops and interviews with teachers and the participants, for the recognition and perception of the study field. The quantitative research has a questionnaire based on the model study from Vivek (2009), which considers different dimensions of consumer engagement related to products, services and activities. This phase of the research aims to examine the experience of the participants, based on engagement in the co-creation process, through the workshops analyzed. In addition, reports were collected from the participants, so that they could be able to support and justify the dynamics experienced. After this process, the survey found that the intrinsic and extrinsic factors are important for the engagement, having a direct relationship through the its influence, in the context of co-creation. Furthermore, the definition of activities is very important in a workshop, assisting the performance of individuals and the way they deal with the subject. However, driving the dynamics in a creative process is what makes the difference, making it possible to promote the engagement of the participants during its different phases. The co-creation management becomes a fundamental factor to explore and to assist the development of innovation in organizations.;
Palavras-chave Co-criação; Engajamento; Processos; Workshops; Co-creation; Engagement; Processes;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2016-03-30;
Agência de fomento UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5410;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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