Resumo:
A co-criação envolve diferente usuários na busca por desenvolver algo novo. O processo criativo é composto por diversas etapas, englobando desde a geração de ideais até a elaboração do projeto final. Desta forma, o processo de co-criação exige dos indivíduos diversas habilidades que devem ser desenvolvidas no decorrer das etapas, permitindo que estes possam integrar aos processos conhecimentos, compartilhar experiências e desenvolver novas capacidades. O engajamento destaca-se como uma forma de não apenas envolver os indivíduos neste processo, mas sim de fazer com que estes possuam participação ativa e eficiente, possibilitando agregar valor para a organização, para o projeto e para os participantes. A pesquisa tem como objetivo identificar os elementos que promovem o engajamento durante as etapas do processo de co-criação. Para a realização da pesquisa foram utilizados workshops que consistem em processos criativos de curta duração, envolvendo a intensa atuação dos participantes nas atividades. Assim, o estudo foi dividido em duas fases para a sua realização: uma fase exploratória e a outra descritiva. A pesquisa qualitativa consistiu na observação de outros workshops e em entrevistas com professores e participantes, para o reconhecimento e percepção do campo. Já a pesquisa quantitativa utilizou um modelo de questionário baseado no estudo de Vivek (2009), que considera diferentes dimensões do engajamento do consumidor relacionadas a produtos, serviços e atividades. Esta etapa da pesquisa buscou analisar a própria experiência dos participantes, com base no engajamento nos processos de co-criação através dos workshops estudados. Ademais, foram coletados relatos dos participantes que pudessem embasar e justificar as dinâmicas vivenciadas. A partir da pesquisa realizada foi constatado que os fatores intrínsecos e extrínsecos são importantes para o engajamento, possuindo uma relação direta através da influência deste, no contexto da co-criação. Além disso, a definição das atividades é muito importante em um workshop, auxiliando a atuação dos indivíduos e a forma como estes lidam com o tema. Porém, a condução das dinâmicas em um processo criativo é o que faz a diferença, possibilitando promover o engajamento dos participantes durante suas diferentes etapas. A gestão da co-criação torna-se um fator fundamental a ser explorado para auxiliar o desenvolvimento das inovações nas organizações.