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Mensuração do grau de uso corporativo e repercussão nas mídias sociais: um estudo do setor hoteleiro

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Autor Scolaro, Maqueli;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3134053365282878;
Orientador Matos, Celso Augusto de;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0706941781603769;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Mensuração do grau de uso corporativo e repercussão nas mídias sociais: um estudo do setor hoteleiro;
Resumo Com o surgimento da Web 2.0 viu-se a introdução de canais alternativos para a comunicação de marketing entre as empresas e seus consumidores, abrangendo plataformas online que são constantemente modificadas pelos seus usuários, como as mídias sociais. Estas plataformas online estão presentes no dia-a-dia dos indivíduos e das organizações e tornaram-se para diversas empresas o principal meio de divulgação da marca e de comunicação com os seus clientes. Identificando esta realidade para o setor hoteleiro da Serra Gaúcha, este trabalho tem por objetivo mensurar o Grau de Uso Corporativo e de Repercussão nas Mídias Sociais (GUCRMS) dos estabelecimentos selecionados através do levantamento das atividades realizadas nas mídias sociais e as reações geradas nos seus seguidores. Para a aplicação da pesquisa, realizou-se o levantamento de dados de 85 hotéis situados na Serra Gaúcha e oriundos de cinco mídias sociais, Facebook, Twitter, Instagram, Google+ e YouTube. Os resultados mostram que os hotéis da Serra Gaúcha não tendem a atuar em um grupo de mídias sociais, mas sim, em até duas plataformas online, com destaque para as mídias sociais Facebook e Twitter que possuem o maior fator de impacto para o setor analisado. Em complemento, verificou-se que os seguidores do Facebook são mais propensos a curtir e compartilhar as publicações geradas pelos estabelecimentos se comparado as demais mídias sociais. Por fim, percebeu-se que os estabelecimentos analisados apresentam em sua maioria baixo GUCRMS (51% da amostra), seguido de estabelecimentos que apresentam forte e médio GUCRMS, representando 28% e 21% da amostra respectivamente. Com os resultados pode-se concluir que a mensuração do GUCRMS contribui no direcionamento das atividades dos estabelecimentos, auxiliando na identificação das plataformas online com maior fator de impacto e de estabelecimentos que servem como referência de atuação e repercussão nas plataformas online de maior audiência.;
Abstract The emergence of Web 2.0 introduced an alternative channel for marketing communication between companies and their consumers, including platforms that are constantly modified by its users, such as social media. These online platforms are present in the day-to-day life of individuals and organizations and became for many companies the primary means of brand communication and communication with their clients. Identifying this reality for the hospitality industry of Serra Gaúcha, this study aims to measure the degree of Corporate Use and Impact on Social Media (GUCRMS) of selected establishments through a survey of activities in social media and the reactions generated in their followers. For the application of the research, there was a survey of 85 hotels data located in Serra Gaúcha and from five social media, Facebook, Twitter, Instagram, Google+ and YouTube. The results show that the hotels in Serra Gaúcha do not tend to work in a group of social media, but, within two online platforms, highlighting the socials media Facebook and Twitter that have the highest impact factor for the analyzed sector. In addition, it was found that Facebook followers are more likely to enjoy and share the publications generated by establishments compared to other social media. Finally, it was noted that the analyzed establishments have mostly low GUCRMS (51% of the sample), followed by establishments that have strong and medium GUCRMS with 28% and 21% of the sample respectively. With the results we can conclude that the measurement of GUCRMS helps in directing the activities of the establishments, assisting in the identification of online platforms with high impact factors and hotels that serve as reference performance and effect on online platforms wider audience.;
Palavras-chave Comunicação de marketing; Mídias sociais; Fator de impacto das mídias sociais; Grau de uso corporativo e de repercussão; Marketing communications; Social media; Factor impact of social media; Degree of corporate social use and impact;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2016-03-31;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5407;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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