RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

“E o verbo se fez rede” uma análise da circulação do “católico” em redes comunicacionais online

Mostrar registro simples

Autor Sbardelotto, Moisés;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7541172349566613;
Orientador Ferreira, Jairo Getulio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8243334414084240;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título “E o verbo se fez rede” uma análise da circulação do “católico” em redes comunicacionais online;
Resumo Com o avanço da midiatização digital, a Igreja Católica e a sociedade em geral desenvolvem novas modalidades de comunicação na internet, em que se constitui uma diversificada e difusa rede de relações entre símbolos, crenças e práticas vinculados ao catolicismo, aqui chamada de “católico”. A partir desse contexto, esta tese analisa como se organizam os processos midiáticos de circulação do “católico” em redes comunicacionais online, que emergem em plataformas sociodigitais, como Facebook e Twitter. A análise se dá por meio de um estudo de casos múltiplos, articulado com gestos de lurking e entrevistas focais semiestruturadas realizadas com responsáveis pela comunicação católica no Vaticano e no Brasil, a partir de um nível suprainstitucional (a conta @Pontifex_pt, no Twitter); um nível institucional vaticano (a página Rádio Vaticano – Programa Brasileiro, no Facebook); um nível socioinstitucional brasileiro (a página Jovens Conectados, no Facebook); e um nível minoritário periférico brasileiro (a página Diversidade Católica, no Facebook). A partir de questões pontuais e proposições, os eixos de articulação e tensionamento teóricos refletem sobre os conceitos de midiatização; midiatização digital; e midiatização digital da religião. Analisam-se, depois, os quatro casos empíricos em torno da circulação do “católico” em rede, a partir das interfaces, protocolos e reconexões observados em cada caso, interpretando criticamente os processos envolvidos na midiatização digital da religião, em três ângulos diferenciados de inferências. Primeiro, no âmbito da midiatização digital, examina-se a emergência de redes comunicacionais online, que articulam circuitos e alimentam o fluxo circulatório. Segundo, no âmbito da circulação midiática em rede, constata-se a emergência de um dispositivo conexial, isto é, um complexo de inter-relações entre processos tecnossimbólicos (interfaces), sociotécnicos (protocolos) e sociossimbólicos (reconexões) que, de forma inter-retroativa, delimitam, condicionam e condensam as práticas religiosas em rede. Em terceiro lugar, no âmbito da reconstrução do “católico”, aponta-se para a emergência de um novo interagente comunicacional, o “leigo-amador”, e de heresias comunicacionais, mediante as quais se dá a invenção/produção de algo novo (construção) e a experimentação/transformação de algo já existente (desconstrução) em torno do catolicismo. Como conclusão, pondera-se sobre o surgimento de uma “religião (em) comum”, marcada por um saber-fazer e por um poder-fazer simbólico-religiosos compartilhados comunicacionalmente para a promoção de experiências; o estabelecimento de crenças; e a configuração de práticas religiosas nas sociedades contemporâneas.;
Abstract With the advancement of digital mediatization, the Catholic Church and society in general develop new modes of communication on the internet, in which there is a diverse and wide-spread network of relationships between symbols, beliefs, and practices linked to Catholicism, the so-called “Catholic.” From this context, this thesis analyzes the way in which the mediatic processes of circulation of the “Catholic” organize themselves in online communicational net-works that emerge in sociodigitais platforms, like Facebook and Twitter. The analysis is done through a multiple case study, combined with gestures of lurking and semi-structured inter-views done with responsible of the Catholic communication on the Vatican and Brazil, from a Catholic supra-institutional level (the @Pontifex_pt account on Twitter); a Vatican institu-tional level (Rádio Vaticano – Programa Brasileiro page on Facebook); a Brazilian socio-institutional level (Jovens Conectados page on Facebook); and a Brazilian peripheral minority level (Diversidade Católica page on Facebook). From specific questions and propositions, the axes of theoretical articulation and tension reflect on the concepts of mediatization; digital mediatization; a digital mediatization of religion. Then it analyses the four empirical cases around the networked circulation of the “Catholic”, from the interfaces, protocols, and recon-nections observed in each case critically interpreting the processes involved on digital mediati-zation of religion in three different angles of inferences. First, in the context of digital media-tization, it examines the emergence of online communicational networks, which articulates cir-cuits and feeds the circulatory flow. Second, within the context of the networked mediatic circulation, it finds the emergence of a connectial dispositif, i.e., a complex of interrelation-ships between techno-symbolic (interfaces), socio-technical (protocols), and socio-symbolic processes (reconnections) which, in a inter-retroactive form, delimit, condition, and condense networked religious practices. Third, in the context of the reconstruction of the “Catholic”, it points to the emergence of a new communicational religious interagent, the “lay-amateur”, and of communicational heresies, by which occurs the invention/production of something new (construction) and the experimentation/transformation of something already existing (decon-struction) around Catholicism. In conclusion, it suggests the emergence of a “religion (in) common,” marked by a communicatively shared, symbolic-religious know-how and power-of-doing to the promotion of experiences; the establishment of beliefs; and the configuration of religious practices in contemporary societies.;
Palavras-chave Midiatização; Internet; Facebook; Twitter; Religião; Mediatization; Religion;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2016-04-06;
Agência de fomento CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5366;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística