Autor |
Arnt, Carlos Antônio de Andrade; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/2735809056579897; |
Orientador |
Bentz, Ione Maria Ghislene; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/6519799563088833; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A volkswagen Kombi: expressão de cultura e de relações com a sociedade pela visão do design estratégico; |
Resumo |
Este estudo visa contribuir com os processos projetuais que envolvem as conexões de produtos e marcas junto à sociedade, à cultura e ao mercado. A pesquisa tem como objeto de estudo a Volkswagen Kombi, veículo expoente no mercado automobilístico com trajetória ímpar, que ultrapassou as fronteiras habitualmente estabelecidas para um automóvel e suas funções, promovendo uma reflexão a partir da verificação desses vínculos e sugerindo o desenvolvimento de cenários que colaborem para retratar a importância deste veículo. A área do Design Estratégico será utilizada como base de conhecimento através das suas referências teóricas e das disciplinas que a compõem. Junto a estes objetivos, adicionam-se elementos importantes para a compreensão destas conexões entre produtos e marcas: a afetividade e a memória que as pessoas levam na sua vivência e também a importância de perpetuar casos como este, de produtos que estabelecem relações muito próximas dos seus usuários e do universo que habitam. As conexões sociais que a Volkswagen Kombi construiu, de maneira involuntária, serão contempladas e exploradas, abordando as diferentes manifestações que grupos da sociedade, ao longo de seis décadas, inseriram no cotidiano e que conectaram-se com a Kombi, seja como veículo propriamente dito ou mesmo como instrumento ou plataforma para a aplicação das suas construções. As referências teóricas do design estratégico, linha mestra deste estudo, colaborarão para clarificar estas premissas, contribuindo através de uma visão metaprojetual, multidisciplinar e cultural para uma leitura e entendimento das redes de relacionamento estabelecidas entre a Volkswagen Kombi, seus usuários e admiradores. Partindo do pressuposto que o projeto deste produto foi desenvolvido com a função primária de transportar cargas e eventualmente passageiros, analisaremos o veículo por meio de um estudo de caso, metodologia que se mostra adequada uma vez que, além da Kombi, seu fabricante e o mercado também são importantes para o conhecimento e para reflexões acerca do tema. Com estas informações, e a adição da pesquisa bibliográfica, documental, de entrevistas e da realização de grupo focal, foi possível compreender o universo da Volkswagen Kombi e também projetar cenários e sugerir ações futuras para que a memória do veículo seja perpetuada.; |
Abstract |
The purpose of the study is to contribute with project processes that involve the connections of products and brands to society, culture and market. The object of the research is the Volkswagen Bus (Van, Kombi), an iconic vehicle in the automobile market with an unique history that surpasses the commonly established boundaries for a car and its functions, promoting a reflection from the investigation of the manifested bonds and suggesting the development of scenarios that corroborate for the illustration of the importance of this vehicle. The area of Strategic Design will be used as base of knowledge through the application of its theoretical references and disciplines. Along with these objectives, important elements for the comprehension of the connections between products and brands are added: affection and memory that people take from experience and the importance to perpetuate cases as this one, of products that establish very close relations to their users and of the universe they live in. The social connections that the Volkswagen Bus built, involuntarily, are considered and explored approaching the different manifestations that social groups, along six decades, connected to the Bus and inserted them in everyday life, be it as a common vehicle or as a platform for their constructions. The theoretical references of Strategic Design, the backbone of this study, will corroborate to explain the assumptions, contributing through a meta-project, multidisciplinary and cultural view for the reading and understanding of the established relationship nets between the Volkswagen Bus and its users and admirers. Starting from the assumption that the project of the product was developed with the primary function of cargo, and eventually people, transportation, the vehicle will be analyzed through a case study, methodology that is most adequate since that the maker and the market are as important as the Bus for contemplation on the subject matter. With all of the information, bibliography, documentation, deep interviewing and testing of a sample group, it was possible to understand the universe of the Volkswagen Bus, to project scenarios and to suggest future action for the memory of the vehicle.; |
Palavras-chave |
Design estratégico; Kombi; Cultura; Sociedade; Memória; Strategic design; Volkswagen; Bus; Van; Kombi; Culture; Society; Memory; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2016-03-29; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5360; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Design; |