Autor |
Ramos, Emerson Machado; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/2706841389917678; |
Orientador |
Montaño La Cruz, Sonia Estela; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9654736235562553; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
O fotográfico na construção audiovisual Magnum in Motion; |
Resumo |
A pesquisa reflete sobre a fotografia digital na contemporaneidade, problematizando a construção do fotográfico na Web, particularmente no Magnum in Motion. Os ensaios fotográficos da Agência Magnum são abordados na perspectiva das audiovisualidades, nas suas relações com a Web, que se mostram principalmente na home do site e nas múltiplas linguagens que convergem nos ensaios, tendo a fotografia como centro de uma construção audiovisual. Entendemos o fotográfico (Dubois, 2011; Soulages, 2010) como o conjunto de relações que insere a fotografia num processo audiovisual. A metodologia aplicada para análise dos empíricos é inspirada no scanning de Flusser (1985), que nos permite “vaguear” pelas imagens técnicas e decifrar alguns dos sentidos codificados e inscritos nestas superfícies, que são conceitos de mundos engendrados tecnicamente pela Magnum. Os ensaios Obamania e Bongo Fever escaneados dão a ver, nesta pesquisa, a natureza do audiovisual fotográfico: o humano visto de muito perto, a precisão na composição fotográfica e a multiplicidade de linguagens, sequências, cortes, ritmo e montagem sonora são constitutivos dos mundos Magnum e colocam o fotógrafo, o aparelho técnico e o espectador em situação de testemunha.; |
Abstract |
The research reflects on digital photography in contemporary times, discussing the construction of the photographic on the web, particularly in the Magnum in Motion. Magnum Agency’s photography essays are addressed from the audiovisual perspective and its relations with the Web, that are mainly shown on the homepage and in multiple languages that converge in the essays, considering the photography as the center of a visual construction. We understand photographic (Dubois, 2011; Soulages, 2010) as the set of relations that inserts the photography in an audiovisual process. The methodology used for the empirical analysis is inspired by the scanning, according to Flusser (1985). This method allows us to "wander" through technical images and figure out some of the coded and written directions on these surfaces, which are concepts about the worlds technically produced by Magnum. The scanned essays, Obamania and Bongo Fever, call into question, in this survey, the nature of photographic audiovisual: the human closely seen, the accuracy in photographic composition and the multiplicity of languages, sequences, cuts, rhythm and sound montage are elements of the Magnum photographic worlds and put the photographer, the technical apparatus and the viewer as witness of the situation.; |
Palavras-chave |
Fotografia digital; Fotográfico; Audiovisual; Magnum in Motion; Scanning; Digital photography; Photographic; Audiovisual; Scanning; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2016-04-04; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5276; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação; |