Resumo:
A pesquisa reflete sobre a fotografia digital na contemporaneidade, problematizando a construção do fotográfico na Web, particularmente no Magnum in Motion. Os ensaios fotográficos da Agência Magnum são abordados na perspectiva das audiovisualidades, nas suas relações com a Web, que se mostram principalmente na home do site e nas múltiplas linguagens que convergem nos ensaios, tendo a fotografia como centro de uma construção audiovisual. Entendemos o fotográfico (Dubois, 2011; Soulages, 2010) como o conjunto de relações que insere a fotografia num processo audiovisual. A metodologia aplicada para análise dos empíricos é inspirada no scanning de Flusser (1985), que nos permite “vaguear” pelas imagens técnicas e decifrar alguns dos sentidos codificados e inscritos nestas superfícies, que são conceitos de mundos engendrados tecnicamente pela Magnum. Os ensaios Obamania e Bongo Fever escaneados dão a ver, nesta pesquisa, a natureza do audiovisual fotográfico: o humano visto de muito perto, a precisão na composição fotográfica e a multiplicidade de linguagens, sequências, cortes, ritmo e montagem sonora são constitutivos dos mundos Magnum e colocam o fotógrafo, o aparelho técnico e o espectador em situação de testemunha.