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Da (re)criação enunciativa da experiência humana: a fotografia como testemunho

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Autor Verbist, Sandra Regina Klafke;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8452905730041468;
Orientador Krieger, Maria da Graça;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5100805389290479;
Co-orientador Flores, Valdir do Nascimento;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/8959064517534406;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Da (re)criação enunciativa da experiência humana: a fotografia como testemunho;
Resumo Esta tese se apresenta como um produto de metassemântica por criar um discurso a respeito da possibilidade de a arte que se realiza em imagem fotográfica constituir-se como testemunho da experiência humana na linguagem. Pelo caminho que conduz à semiologia de segunda geração, o estudo aborda a arte como potência testemunhal representativa da experiência do homem na linguagem, tendo como objeto a fotografia organizada no formato de narrativa, tal como arranjada na obra fotográfica Arquipélago, de Cristiano Sant’Anna. As bases para este estudo são a teoria da enunciação derivada da obra de Émile Benveniste (1995, 2006, 2014) e a noção de testemunho derivada do pensamento filosófico de Giorgio Agamben (2008a). O produto gerado por esta pesquisa contém uma possibilidade teórica que inclui a enunciação, mas que não se esgota nela, indicando que arte fotográfica é testemunho da experiência humana na linguagem quando evoca a realidade positiva que revolve o conjunto do simbólico e estimula o homem a, na e pela linguagem, realocar-se e a procurar uma nova posição para si no universo discursivo, em um tempo infinitamente presente, mobilizando a cadeia significante da qual faz parte a favor de sua necessidade de existir na e pela língua.;
Abstract This thesis is presented as a product of metasemantics because it creates a discourse about the possibility of art held in photographic image to establish itself as a testimony of human experience in language. Through the road leading to the second-generation semiology, this study addresses art as a representative force of testimony of man's experience in language, having as its object photography organized in a narrative format, as arranged in the photographic work Arquipélago, Cristiano Sant'Anna. The bases for this study are derived from the theory of enunciation in Émile Benveniste's work (1995, 2006, 2014) and the notion of testimony derived from the philosophical thought of Giorgio Agamben (2008a). The product generated by this research contains a theoretical possibility which includes the enunciation, but does not stop there, indicating that photographic art is a testimony of the human experience in language when it evokes the positive reality that revolves the symbolic and stimulates man to, in and through language, relocate himself and to look for a new position for himself in the discursive universe, in an infinitely present time, mobilizing the chain of signifiers of which he is part, in order to meet his need to exist in and through language.;
Palavras-chave Semiologia; Metassemântica; Enunciação; Testemunho; Arte fotográfica; Semiology; Metasemantics; Enunciation; Testimony; Photographic art;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Tese;
Data de defesa 2016-03-14;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; FAPERGS - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5265;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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