Abstract:
Este estudo de caso investiga a sustentabilidade na indústria de supermercado. Os resultados revelam indutores (internos e externos) e lacunas. Indutores internos incluem logística, práticas da alta gestão e práticas de recursos humanos. Logística englobam minimização de armazenamento e transporte. Práticas da alta gestão englobam a descentralização das metas, delegação de autoridade, a divulgação dos resultados por meio a metodologia da Global Reporting Initiative (GRI), e avaliação dos gestores com base nas metas partilhados. Práticas de recursos humanos incluem a seleção de trabalhadores, campanhas de sensibilização e prestação de apoio aos trabalhadores que enfrentam situações difíceis em suas vidas. O apoio parece aumentar os resultados devido à reciprocidade dos trabalhadores (se o supermercado cuida de mim, por que não posso ajudá-lo?). Indutores externos unem fornecedores e clientes. Projetos com grandes fornecedores devem concentrar-se na reutilização e reciclagem, fornecedores locais sobre as alternativas para aumentar as vendas. Estratégias para envolver grandes fornecedores incluem o convite, a proposição de um projeto piloto com a probabilidade de sucesso, apoio à implementação, e quantificação dos ganhos. Indutores dos clientes abrangem propagandas nas lojas (sinalizações e degustações de produtos), e a prestação de serviços sociais. serviços sociais aumentam as vendas, devido à reciprocidade dos clientes. Principais lacunas incluem: como melhorar os indicadores sociais ou ambientais sem afetar os resultados financeiros, quando os varejistas devem pressionar os fornecedores para realizar a recolha e eliminação de itens (ou quando aceitar um desconto para realizar esta atividade), como cooperar com os concorrentes e ainda aumentar os lucros, e como anunciar internamente um produto sustentável, sem comprometer as vendas de outros produtos.