Resumo:
A partir de um estudo de caso examinam-se as estratégias de midiatização da inovação científica desenvolvidas pelo Instituto Internacional de Neurociências de Natal/RN Edmond e Lily Safra – tendo como seu protagonista o cientista Miguel Nicolelis – que se caracterizam pela circulação de ações que se fazem no campo da ciência e da comunicação. A pesquisa nasce a partir da pergunta ‘Como o empreendedor-cientista realiza um trabalho de natureza comunicacional, desenvolvendo movimentos em múltiplas direções de um lugar de fala típico de um cientista, para outros lugares de fala – se não totalmente de um comunicador – mas que estaria hibridizado por operações e lógicas de comunicação midiatizada?’, enquanto problema. Estuda-se, particularmente, a postura comunicacional do Cientista Ator no uso de mídias tradicionais, virtuais e em outras ações específicas, segundo a análise das suas estratégias comunicacionais e discursivas. A partir de um diálogo com o marco teórico sobre midiatização das práticas científicas, se tem como foco a promessa da invenção, cuja materialização se constitui por fluxos enunciativos que culminarão com a sua materialização no contesto de um acontecimento esportivo, a solenidade de abertura da Copa do mundo em 2014, onde será anunciada a referida experiência. O estudo permitiu identificar um conjunto de estratégias adotadas pelo cientista que se constitui através de discursos que midiatizam uma inovação que ainda está por vir, enquanto movimenta-se estabelecendo interações protocoladas por ele. Os principais achados mostram que o Ator opera uma complexa engenharia de mídia por operações discursivas que o estabelecem como a principal referência do que pesquisa em laboratório e em função dos diversos personagens que constituem sua performance midiática.